Novo presidente da CBF promete diminuir estaduais, fair play financeiro e criação de liga
Por Rebeca Santos / BNews
Publicado em 25/05/2025, às 19h56A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elegeu seu novo presidente neste domingo (25), durante Assembleia Geral Eleitoral realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Samir Xaud, de 41 anos e natural de Roraima, assumirá o cargo no período de 2025 a 2029 e, em seu discurso de posse, destacou uma série de medidas para promover uma "renovação" no futebol nacional
“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, afirmou Xaud em sua primeira declaração como presidente.
Entre as principais mudanças propostas estão a redução dos campeonatos estaduais, a participação de representantes dos clubes na Comissão de Arbitragem, debates sobre a criação da liga e o fair play financeiro, além de medidas para fortalecer a conexão da torcida com a Seleção Brasileira e modernizar a gestão da CBF.
Uma das primeiras ações será a revisão do calendário, com estaduais mais curtos, limitados a 11 rodadas.
“Nossa prioridade inicial é a adequação do calendário do futebol brasileiro. É compromisso desta gestão implementar imediatamente mudanças significativas no calendário das competições. Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de, no máximo, 11 datas, sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira dessas competições”, explicou Xaud.
O presidente ressaltou, no entanto, que a mudança não significa desvalorizar os estaduais.
“Entendemos que são os estaduais que movimentam economias locais, mantêm viva a tradição do futebol nos quatro cantos do país e fortalecem o sentimento de pertencimento entre torcedores e seus times do coração. Eles são, em muitos casos, a única oportunidade de visibilidade para centenas de atletas, técnicos e profissionais do esporte”, avaliou.
Outra prioridade será a melhoria da arbitragem, após recentes polêmicas no Brasileirão.
“De imediato, vamos incluir dois representantes indicados pelos clubes como observadores permanentes das atividades da Comissão Nacional de Arbitragem”, garantiu o novo mandatário da CBF.
Wagner Leonardo visita vestiário do Bahia após derrota do tricolor baiano em Porto Alegre
Vitória perde para o Santos em confronto direto e segue no Z-4 do Brasileirão
De saída? Flagra de jogador do Vitória aumenta rumores de negociação com time asiático; entenda
Ceni critica arbitragem e CBF após derrota do Bahia
Novo presidente da CBF promete diminuir estaduais, fair play financeiro e criação de liga
Vitória é campeão continental na divisão de base
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira