Após uma campanha histórica em Doha, Calderano, número 3 do mundo, enfrenta o chinês Wang Chuqin na final, mas não consegue a vitória.
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 25/05/2025, às 11h03Hugo Calderano escreveu mais um capítulo marcante na história do tênis de mesa brasileiro e sul-americano neste domingo (25), ao se tornar o primeiro atleta do continente a disputar uma final de Campeonato Mundial. Apesar da campanha histórica em Doha, no Catar, o brasileiro acabou derrotado pelo chinês Wang Chuqin por 4 sets a 1, com parciais de 12/10, 11/3, 4/11, 11/2 e 11/7.
Atual número 3 do ranking mundial e campeão da Copa do Mundo, Calderano protagonizou um início de partida equilibrado. No primeiro set, chegou a ter três set points, mas viu Chuqin, número 2 do mundo, reagir de forma impressionante e fechar a parcial em 12/10.
O segundo set começou promissor para o brasileiro, que abriu 2/0. No entanto, o chinês impôs seu ritmo e venceu os dez pontos seguintes, fechando em 11/3. Calderano reagiu no terceiro set, dominando as ações e vencendo por 11/4, com ótima atuação defensiva e em contra-ataques.
Na quarta parcial, Wang voltou ainda mais agressivo e abriu rapidamente 5/0 e 9/1, não dando chances para a recuperação do adversário. Com grande eficiência ofensiva, o chinês venceu por 11/2.
A quinta e decisiva parcial foi marcada por momentos de tensão. Calderano lutou ponto a ponto, tentando manter viva a esperança de título. Apesar da tentativa de reação e de salvar um match point no 6/10, acabou superado por 11/7.
Aos 28 anos, Calderano encerra o Mundial com uma conquista inédita para o continente sul-americano e reforça seu nome entre os grandes do tênis de mesa mundial. Já Wang Chuqin, de 25 anos, celebra seu primeiro título mundial e consolida sua posição como um dos principais nomes da modalidade.
Gigante europeu tem conversas avançadas para contratar joia do Sport
Polícia Civil de Rondônia desarticula esquema milionário de fraude bancária que usava o nome de Gabigol
Gregore suspenso: Botafogo enfrenta desafio nas oitavas
Após polêmicas, Fábio Mota se manifesta sobre MVSAF; saiba mais
No futebol europeu, lateral do Bahia tem futuro indefinido; entenda
FIFA toma importante decisão sobre transferban do Vitória; saiba qual
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira