Pressionado em todos os momentos do jogo, o Vitória foi derrotado pelo Santos, na Vila Belmiro, por 2 x 0, com isso precisa vencer o time paulista com uma diferença maior que dois gols para conquistar o título da Copa do Brasil.
Como uma verdadeira final que se preze, os jogo começou quente na Vila Belmiro, com algumas jogadas mais fortes, mas apesar de estar jogando em casa, o Santos, que tinha o domínio do jogo, demorou a chegar ao gol do Vitória.
O primeiro lance de perigo aconteceu aos 10 minutos. Paulo Henrique Ganso cobra falta com perigo, mas a bola acerta a trave, mas o ataque seguinte não teve jeito. Após cruzamento de Pará, a bola cruza toda a área do Vitória e sobra para Neymar, que de peito, abre o placar na Vila Belmiro.
A primeira finalização do Vitória só aconteceu aos 21 minutos. Depois de boa triangulação, a bola sobra para Vanderson, que chuta de fora da área, mas sem direção. O rubro-negro conseguiu equilibrar a partida, mas o Santos levava perigo nos contra-ataques.
O Santos voltou no segundo tempo pressionando o Vitória. Em cinco minutos, o peixe já havia chegado com perigo ao gol de Lee pelo menos três vezes, a mais perigosa com Robinho, com um chute que passou rente a trave. Aos sete minutos, o camisa 7 chuta forte, o goleiro do rubro-negro fez boa defesa, na sobra, Neymar dominou, tocou para Ganso, mas o meia errou o alvo.
Melhor em campo, o Santos seguia pressionando o Vitória, que se defendia com muita determinação. Mas aos 27 minutos, após ótima jogada de Neymar, o zagueiro Wallace acaba fazendo penalti no "menino da Vila". Na cobrança, o camisa 11 santista foi displicente ao cobrar com cavadinha, mas Lee defendeu sem dificuldades.
O Santos chegou ao segundo gol aos 37 minutos. Marquinhos cobrou falta com perfeição, no limite, Lee ainda tentou, mas não conseguiu alcançar a bola.
Copa do Brasil - Final - Jogo de ida
Santos 2 x 0 Vitória
Estádio Vila Belmiro, em Santos
Santos: Rafael; Pará, Bruno Aguiar, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso(Marquinhos); Robinho(Zé Eduardo), Neymar e André (Marcel). Técnico: Dorival Júnior
Vitória: Lee; Rafael Cruz (Bida), Wallace, Anderson Martins e Egídio; Vanderson, Neto, Fernando(Gabriel) e Ramon (Renato); Elkeson e Schwenck. Técnico: Ricardo Silva.