Ministro do STF Gilmar Mendes arquiva recurso de Ednaldo para voltar ao comando da CBF

Ministro do STF aceita desistência de Ednaldo após decisão do TJRJ sobre irregularidades eleitorais na CBF

Divulgação/CBF

Por Thiago Teixeira/BNews

Publicado em 20/05/2025, às 11h00

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou o pedido formulado pelo ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, que desistiu de tentar questionar a decisão da Justiça do Rio de Janeiro na segunda-feira (20).

Ednaldo foi retirado do cargo por ordem de um desembargador do TJRJ, depois de Mendes ter ordenado a ação imediata da Justiça fluminense para investigar irregularidades no processo eleitoral que elegeu Rodrigues ao comando da confederação.

A Justiça do Rio nomeou Fernando Sarney, o vice-presidente mais antigo da CBF, interventor para organizar uma nova eleição ao comando da entidade. A defesa da CBF aponta que a decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do TJRJ, que ordena que Sarney providencie novas eleições “o mais rápido possível” vai de encontro ao que diz o STF.

O Supremo já havia reconhecido e homologado o acordo que manteve Ednaldo no comando da confederação. Ainda segundo eles, o afastamento de Ednaldo cria risco de sanções internacionais pela FIFA e Conmebol, que não reconhecem intervenções judiciais nas federações de futebol.

Ao declarar anulidade do acordo e determinar, de ofício, o afastamento da diretoria da CBF, omagistrado atuou como instância revisora — e, mais grave, censora — do Supremo Tribunal Federal", diz a defesa de Ednaldo a Gilmar.

O pleito está marcado para o próximo dia 25 e deverá eleger o médico Samir Xaud, 41 anos, o novo chefe da confederação. Xaud nunca comandou uma entidade esportiva, mas foi eleito para chefiar a Federação Roraimense de Futebol. Ele é filho do antigo cartola da entidade e registrou a chapa com o apoio de dez dos 40 clubes que integram o colegiado. Com isso, tornou-se candidato único no pleito.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reprodução/ EC Bahia

Victor Ferreira / EC Vitória

Getty Imagens

Reprodução / Panathinaikos

Divulgação

Divulgação/CBF

Divulgação/Conmebol

Divulgação/WTA

Divulgação/Santos

Divulgação/América/MG

Ver mais Notícias