Ministro do STF aceita desistência de Ednaldo após decisão do TJRJ sobre irregularidades eleitorais na CBF
Por Thiago Teixeira/BNews
Publicado em 20/05/2025, às 11h00O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou o pedido formulado pelo ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, que desistiu de tentar questionar a decisão da Justiça do Rio de Janeiro na segunda-feira (20).
Ednaldo foi retirado do cargo por ordem de um desembargador do TJRJ, depois de Mendes ter ordenado a ação imediata da Justiça fluminense para investigar irregularidades no processo eleitoral que elegeu Rodrigues ao comando da confederação.
A Justiça do Rio nomeou Fernando Sarney, o vice-presidente mais antigo da CBF, interventor para organizar uma nova eleição ao comando da entidade. A defesa da CBF aponta que a decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do TJRJ, que ordena que Sarney providencie novas eleições “o mais rápido possível” vai de encontro ao que diz o STF.
O Supremo já havia reconhecido e homologado o acordo que manteve Ednaldo no comando da confederação. Ainda segundo eles, o afastamento de Ednaldo cria risco de sanções internacionais pela FIFA e Conmebol, que não reconhecem intervenções judiciais nas federações de futebol.
Ao declarar anulidade do acordo e determinar, de ofício, o afastamento da diretoria da CBF, omagistrado atuou como instância revisora — e, mais grave, censora — do Supremo Tribunal Federal", diz a defesa de Ednaldo a Gilmar.
O pleito está marcado para o próximo dia 25 e deverá eleger o médico Samir Xaud, 41 anos, o novo chefe da confederação. Xaud nunca comandou uma entidade esportiva, mas foi eleito para chefiar a Federação Roraimense de Futebol. Ele é filho do antigo cartola da entidade e registrou a chapa com o apoio de dez dos 40 clubes que integram o colegiado. Com isso, tornou-se candidato único no pleito.
Vitória tem contas bloqueadas para pagamento de dívidas, saiba o motivo
CHAPÉU? Especulado no Vitória, meia é anunciado em outro clube; confira
Após extensa negociação e de gastar valor surreal, Liverpool anuncia Florian Wirtz; veja
"Está balanceado", dispara Fábio Mota sobre permanência de Thiago Carpini no Vitória
Mario Silva deixa cargo de Supervisão do Vitória e assume setor de Patrimônio
Bahia tem retorno de titulares contra o Náutico; Esquadrão briga por liderança geral do Nordestão
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira