Após boicote nas eleições da CBF, clubes do Brasileirão relatam ameaças federações e patrocinadores
Por Douglas Santana/ Bnews
Publicado em 22/05/2025, às 17h58Os clubes das Séries A e B do Brasileirão planejam um boicote nas eleições da CBF, que deve ratificar Samir Xaud como novo presidente da entidade no pleito do próximo domingo (25). Contudo, há uma movimentação nos bastidores para que essa ação não aconteça, sob ameaças das federações e patrocinadores.
As informações foram divulgadas pela coluna de Diogo Dantas, do Jornal O Globo, com o relato de ameaças feitas aos clubes para que não se oponham ou se abstenham na eleição da CBF. Vale destacar que Samir Xaud é candidato único e tem apoio de 25 das 27 federações estaduais.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
"O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport”
Os clubes filiados as federações que estão apoiando o futuro presidente da CBF“não devem sustentar a oposição no pleito com temor de perder apoios e patrocínios”, de acordo com a coluna. Apenas 10 times do Brasileirão declararam apoio ao então presidente da Federação Roraimense de Futebol.
Durante a reunião do Conselho Nacional de Clubes (CNC), realizado na última segunda-feira (19), na sede da CBF, os clubes dos blocos da Libra e LFU fizeram oito exigências ao futuro presidente da entidade. Dentre os principais pedidos, estão as mudanças no processo eleitoral da confederação, com alteração do peso dos votos.
Após lance polêmico, Thiago Carpini pode desfalcar o Vitória diante do Santos; entenda
VÍDEO: Torcedora do Bahia revela frustração com torcida Tricolor após Ba-Vi na Fonte Nova e faz desabafo: "só tem viado"
Ex-Vitória é afastado de equipe da série A
Fortaleza enfrenta tensão após derrota para o Retrô
Clubes anunciam boicote a eleição da CBF neste domingo; confira a lista
Bahia goleia o Paysandu na Fonte Nova e avança às oitavas da Copa do Brasil
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira