FBF e clubes aprovam fórmula do Baianão da 2ª Divisão 2013
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 27/02/2013, às 19h30
Em reunião do Conselho Técnico, promovida nesta quarta-feira (27), na Federação Bahiana de Futebol (FBF), os clubes da 2ª Divisão do Baianão 2013 aprovaram a fórmula de disputa da competição. O campeonato, que vale duas vagas na elite do futebol baiano em 2014, será realizado entre 28 de abril e 28 de julho.
Nesta edição, dez clubes (Astro, Camaçari, Catuense, Colo-Colo, Flamengo de Guanambi, Galícia, Ipitanga, Itabuna, Jequié e Ypiranga) serão divididos em dois grupos regionalizados de cinco equipes. No Grupo 1 ficarão Camaçari, Catuense, Galícia, Ipitanga e Ypiranga. Já no Grupo 2 os duelos serão entre Astro, Colo-Colo, Flamengo de Guanambi, Itabuna e Jequié.
Na primeira fase, as agremiações disputarão jogos entre si, no sistema de ida e volta. As duas melhores de cada grupo avançam para as semifinais, onde a primeira colocada do Grupo 1 enfrenta a segunda do Grupo 2 e a primeira do Grupo 2 a segunda do Grupo 1, também em partidas de ida e volta.
Os dois vencedores dos confrontos estarão automaticamente classificados para a 1ª Divisão do Baianão 2014 e disputarão o título da Segundona 2013. Além disso, campeão e vice terão o direito de disputar a Copa Governador do Estado.
Outra novidade diz respeito ao descenso. Neste ano, não haverá rebaixamento, mas as equipes que terminarem o Estadual na lanterna de cada grupo terão que se submeter à disputa do Torneio Seletivo para voltarem a participar da Segunda Divisão em 2014. No total, serão 46 jogos, com cada clube disputando o mínimo de oito e o máximo de 12 confrontos.
Durante o encontro, também foram debatidos temas referentes à captação de recursos de patrocínio e visibilidade de transmissão televisiva. Segundo o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, o objetivo é mostrar para todo o estado a importância da competição.
“Iniciamos conversas para termos apoio do Governo do Estado. Também iniciamos negociação com a TV Record, que demonstrou interesse na transmissão das partidas. Queremos mostrar para toda a Bahia que a 2ª Divisão é tão importante quanto a 1ª. Teremos na disputa vários clubes campeões baianos e finalistas de competições das duas divisões”, destacou o dirigente.
Já entre os clubes, as expectativas para a disputa são as melhores possíveis. Estreante e caçula do certame, o Flamengo de Guanambi, segundo seu presidente, Washington Lucas, entra na competição para surpreender e conquistar o título.
“Estamos confiantes de que podemos vencer e subir para a elite do Baianão. Contratamos Elias Borges e toda sua comissão técnica e estamos montando um elenco competitivo. A cidade está ansiosa para o início do torneio e posso garantir que teremos bons públicos, sempre com casa cheia”, disse.
Já o presidente do Jequié, Jorge Nery, revelou que o elenco já iniciou a preparação para o campeonato. “Emprestamos nosso técnico, Paulo Sales, para a Juazeirense, mas começamos os trabalhos na última segunda-feira (25). Temos um elenco com 15 jogadores da temporada passada e vamos buscar novos reforços. Já fora de campo, estamos buscando o apoio da Prefeitura Municipal”.
Além de Ednaldo Rodrigues marcaram presença no Conselho Técnico o vice-presidente da FBF, Manfredo Lessa; o presidente da CEAF-BA, Wilson Paim; a diretora técnica da FBF, Taíse Galvão e o diretor de registros da entidade, Ricardo Nonato.
Representando os clubes compareceram os presidentes do Ipitanga, Renato Brás; do Galícia, Dario Rego; Ypiranga, Emerson Ferretti; Jequié, Jorge Nery; Flamengo de Guanambi, Washington Lucas; Colo-Colo, Walter Telles; Astro, Fernanda Ribeiro; Camaçari, Fernando Lopes e os diretores do Itabuna, Gabriel Silva, e Catuense, Maria Aparecida Pena.
Também participaram da reunião outros dirigentes dos clubes e profissionais da imprensa esportiva da Bahia.
Fotos: Marcos Mendonça / FBF
Fonte: FBF
Herói do último jogo, Kayzer não viaja com o grupo do Vitória
Após polêmica com Bruno Uvini, Fábio Mota se pronuncia
Treinando afastado, Bruno Uvini pensa em processar Vitória
Com jogo importante na semana, Thiago Carpini revela detalhes do planejamento: "Todos devem viajar"
Marcelo Sant’anna é demitido do Vasco após derrota para o Vitória
Série D: confira os resultados das equipes baianas neste fim de semana
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira