Ex-assistente baiano é convidado para curso de instrutores da CBF
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 15/10/2012, às 13h50
nstrutores de árbitros de futebol de todo o país iniciaram, na última segunda-feira (8), na Granja Comary, em Teresópolis, um curso de aperfeiçoamento e padronização de critérios de arbitragem brasileira. Com duração de uma semana, o curso visa a reciclagem das táticas utilizadas dentro das quatro linhas.
Quem está à frente das instruções teóricas e práticas é o ex-árbitro colombiano Oscar Ruiz (FIFA). Além dele, autoridades do apito sul-americano e o presidente da Comissão de Arbitragem da Conmenbol, Carlos Alarcon, que ministrará palestras e irá trabalhar com a CBF para traçar metas e objetivos visando a Copa das Confederações e Copa do Mundo, também participam das atividades.
Indicado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) e à convite da comissão de arbitragem brasileira, o baiano Belmiro da Silva, ex-árbitro assistente do quadro nacional e atualmente ocupando o cargo de instrutor da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA), participará do curso com o objetivo de evoluir e desenvolver o quadro local.
No curso são realizados trabalhos de várias naturezas para os instrutores, com enfoque principal em duas áreas:
1.Técnica: Instruções sobre procedimentos padrões, vídeos-teste (jogadas são passadas em telão para que os alunos possam decidir o que apitariam no lance em questão, e posteriormente é dado o enfoque da FIFA sobre o fato e a decisão final da entidade serve como parâmetro), aprofundamento das leis e suas padronizações.
2. Físico/Tática: Trabalho de deslocamento e posicionamento no campo de jogo, tomadas de decisões em situações criadas pelos instrutores, discussão de temas polêmicos (como bola na mão ou mão na bola, exercício da autoridade, interpretação de jogo ativo no impedimento) são levantados pelos próprios alunos dentro das necessidades que os mesmos percebem no futebol e debatidos exaustivamente em grupos de estudo.
Foto: Divulgação FBF
Após polêmica com Bruno Uvini, Fábio Mota se pronuncia
Cuiabá entrará na CNRD por dívida referente à venda de jogador ao Vitória, diz jornalista
Vice da CBF cita contratação de Ancelotti para pedir saída de Ednaldo à Justiça
Herói do último jogo, Kayzer não viaja com o grupo do Vitória
Além de Anchelotti, saiba outros estrangeiros que já treinaram a Seleção Brasileira
Treinando afastado, Bruno Uvini pensa em processar Vitória
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira