Ex-seleção, Vitória e Galícia, Aimoré completaria 100 anos nesta terça
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 24/04/2012, às 19h15Um dos grandes nomes do esporte no Brasil, o ex-técnico Aimoré Moreira completaria 100 anos nesta terça-feira (24). O treinador faleceu em Salvador no dia 26 de julho de 1998.
Assim como quase todos os técnicos de futebol do mundo, Aimoré começou sua história no esporte como jogador. O carioca de Miracema (RJ) iniciou a carreira como ponta-direita, mas pouco tempo depois descobriu seu talento como goleiro, posição que se firmou e se destacou atuando pelo América (RJ).
Em seguida, ele passou por clubes como o Palestra Itália, hoje Palmeiras, Botafogo e a Seleção Brasileira. Após sua aposentadoria nos gramados, Moreira deu início à sua trajetória de sucesso como treinador.
Sua maior conquista foi no comando da Seleção Brasileira, onde levantou a taça de bicampeão do Mundo no Chile, em 1962. Foram 61 partidas à frente da seleção canarinho, com 37 vitórias, nove empates e 15 derrotas.
Além do selecionado brasileiro, ele também comandou diversos clubes do futebol nacional, entre eles o Bangu (RJ), Palmeiras, Portuguesa, Botafogo, São Paulo Corinthians, Ferroviária (SP) e Taubaté (SP), além do Porto, de Portugal.
Na capital baiana, cidade que tanto amou e passou os últimos dias de sua vida, Aimoré brilhou à frente do Vitória, nos anos de 1978 e 1979 e por último em 1984. O carioca radicado na Bahia também treinou o Galícia, onde conquistou o vice-campeonato baiano em 1980.
*Informações da FBF
Após polêmica com Bruno Uvini, Fábio Mota se pronuncia
Cuiabá entrará na CNRD por dívida referente à venda de jogador ao Vitória, diz jornalista
Vice da CBF cita contratação de Ancelotti para pedir saída de Ednaldo à Justiça
Ancelotti revela incômodo com anuncio antecipado da CBF: “Queria não ter essa coletiva hoje"
Time da Série A acerta a contratação do técnico Cláudio Tencati
Herói do último jogo, Kayzer não viaja com o grupo do Vitória
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira