Divisão de Base de árbitros completa 1 ano em Salvador
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 11/04/2012, às 20h02
Quando criou a Divisão de Base de Árbitros de Futebol (DBAF), há 12 anos, o árbitro baiano Rildo Góis tinha como principal objetivo trabalhar com a inclusão social por meio do esporte. Porém, os anos se passaram e o projeto ganhou destaque também como formador de profissionais de qualidade para a arbitragem brasileira.
Após passar por muitas dificuldades, Rildo não desistiu e tocou o projeto com crianças e adolescentes da Capital baiana. O esforço foi coroado com apoios e parcerias que fizeram da DBAF a escola para jovens que desejam seguir o caminho da profissão.
Na última segunda-feira (9), a divisão de árbitros comemora um ano de projeto funcionando com a estrutura de um curso que tem o reconhecimento da Federação Bahiana de Futebol (FBF). As atividades comandadas por Góis vêm sendo realizadas, desde 9 de abril de 2011, na sede do Colégio Parque, no Saboeiro, bairro do Cabula, em Salvador.
No local, os cerca de 30 alunos passam por um trabalho intensivo de formação sobre os conhecimentos teóricos e práticos da profissão. Mas, como a voz da experiência é de grande importância para a formação de qualquer profissional, com a arbitragem não é diferente.
Durante estes 365 dias, grandes nomes da profissão no país levaram seus conhecimentos e deram suas parcelas de contribuição com a DBAF. Árbitros como Sálvio Spínola, Arilson Bispo da Anunciação, Jailson Macêdo Freitas entre outros participaram de palestras e destacaram a importância do curso.
Dirigentes como os presidentes de Bahia e Vitória, Marcelo Guimarães Filho e Alexi Portela Júnior, e o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, também não pouparam elogios ao projeto pioneiro no país.
Uma das provas do sucesso alcançado pela DBAF é o jovem Luanderson Lima (foto). Com apenas 16 anos, o garoto, que iniciou a carreira na divisão de árbitros, foi integrado ao quadro estadual de arbitragem e foi escalado como árbitro reserva em partidas do Campeonato Baiano de Futebol Infantil e Juvenil em 2011.
Feliz com o crescimento do projeto, Rildo Góis agradeceu o apoio que vem recebendo e pediu ajuda para que a DBAF siga levando regras, disciplinas e educação às crianças e adolescentes da Bahia. "Agradecemos a todos que acreditaram na DBAF e que, de alguma forma, contribuíram para seu sucesso nesse primeiro ano. Temos inúmeras metas a serem alcançadas, a primeira delas é encontrarmos um patrocínio".
Ainda segundo Rildo, as dificuldades financeiras não vão tirar o brilho e a luta dos futuros árbitros do futebol brasileiro. "A DBAF continuará vencendo barreiras e ultrapassando obstáculos aparentemente intransponíveis, pois é com muita luta e muita garra que estamos desenvolvendo um projeto social que contribui em muito para o Futebol da Bahia e do nosso País", concluiu.
Em comemoração ao aniversário, a diretoria da DBAF realizará um café da manhã para alunos e convidados a partir das 8h30 do próximo sábado (14), no Colégio Parque.
Após polêmica com Bruno Uvini, Fábio Mota se pronuncia
Cuiabá entrará na CNRD por dívida referente à venda de jogador ao Vitória, diz jornalista
Vice da CBF cita contratação de Ancelotti para pedir saída de Ednaldo à Justiça
Herói do último jogo, Kayzer não viaja com o grupo do Vitória
Ancelotti revela incômodo com anuncio antecipado da CBF: “Queria não ter essa coletiva hoje"
Time da Série A acerta a contratação do técnico Cláudio Tencati
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira