Desde o começo da tarde, a polícia tentou impedir a aproximação de um grupo de aproximadamente 300 pessoas do Maracanã. O grupo que tentava se aproximar do estádio, onde México e Itália se enfrentaram na tarde deste domingo (16), se afastou por volta das 16h e se concentrou na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, onde entrou em confronto com a Tropa de Choque. Conforme a matéria do site G1.
Os manifestantes foram contidos por barreiras e com gás de pimenta. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o trânsito foi liberado por volta das 16h na Avenida Radial Oeste, sentido Méier, que chegou a ser fechado pelo grupo. No entanto, o trânsito na região, que já tem diversas ruas interditadas devido ao esquema especial de tráfego para os jogos, ficou complicado e os motoristas enfrentaram lentidão.
Bombas de gás
Policiais do Batalhão de Choque (BPChq) jogaram bombas de gás lacrimogêneo e dispararam balas de borracha contra os manifestantes já na subida do Viaduto de São Cristóvão, um dos acessos ao Maracanã. Os manifestantes correram pela Avenida Radial Oeste em direção ao Centro. Agentes da Força Nacional de Segurança também participam do esquema de segurança.
Torcedores que chegavam ao estádio ficaram assustados com o confronto e tentaram procurar abrigo. Muitos, inclusive crianças, ficaram em meio ao tumulto e sofreram com os efeitos das bombas de efeito moral: ardência nos olhos e na garganta. Agentes da Força Nacional de Segurança também participaram do esquema de segurança.
Os gritos de guerra "Se a passagem não baixar, a roleta eu vou pular" e "Eduardo Paes, cadê você, cadê você" são os mais repetidos no protesto. Os manifestantes planejavam caminhar até o estádio e sentar ao redor.
Policiais montaram barricadas no viaduto que dá acesso ao estádio e pediram que os torcedores apresentassem os ingressos para o jogo.
Fotos; Luis Bulcão / G1