TV RÁDIO
Buscar

CBF anuncia 3ª divisão do Brasileiro Feminino para 2022

Autor(a): Redação Galáticos Online em 18 de Maio de 2021 20:45
Foto: Divulgação / CBF

Série A3 do Brasileiro Feminino estreia em 2022 — Foto: Divulgação / CBFA CBF anunciou nesta terça-feira (18) uma novidade para o futebol feminino. A partir de 2022 será criada a 3ª divisão do Campeonato Brasileiro.

A Série A-3, como será chamada, terá 32 clubes. Com isso, a Série A-1 permanecerá com 16 participantes e a Série A-2 passará a ter 16, totalizando 64 equipes no Brasileirão.

"Vivemos um momento de muita maturidade das competições adultas femininas, com o aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior. Permitindo que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições, a divisão A3 ajudará muito no aumento do mercado de trabalho para as atletas, além de incentivar o fortalecimento das categorias de base dos clubes, que ganham um calendário maior e mais estruturado", justificou a coordenadora de Competições Femininas da CBF, Aline Pellegrino.

A Série A-3 será composta pelos 27 campeões estaduais, os quatro melhores colocados do Ranking Nacional de Clubes do futebol masculino e um clube da federação melhor ranqueada no futebol feminino. Se os campeões estaduais já estiverem nas Séries A-1 ou A-2, a vaga na Série A-3 passará a ser do vice-campeão, ou terceiro colocado e assim sucessivamente, obedecendo sempre a ordem de classificação no campeonato estadual.

O mesmo vale para as quatro vagas de melhores colocados do Ranking Nacional do futebol masculino.

A fórmula de disputa da Série A-3 também já foi definida pela CBF. Os participantes serão divididos em 16 grupos de duas equipes cada, que se enfrentarão no sistema mata-mata, dentro de cada grupo, com previsão de jogos de ida e volta. Caso uma das equipes vença a primeira partida por três ou mais gols de diferença, eliminará o jogo de volta.

Em seguida, os classificados disputarão as oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade