Fernando Diniz é demitido do Cruzeiro; Renato Gaúcho é o principal alvo para assumir o cargo

Após demissão de Diniz, Renato Gaúcho é o principal alvo do Cruzeiro

Reprodução / AGIF

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 27/01/2025, às 12h45

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

O Cruzeiro anunciou, nesta segunda-feira, a demissão do técnico Fernando Diniz, após uma reunião realizada na Toca da Raposa. A decisão foi motivada pelo desempenho irregular da equipe nos últimos meses, culminando em um aproveitamento de apenas 35% em 20 partidas sob o comando do treinador. Renato Gaúcho, ex-técnico do Grêmio, é o principal nome cotado para assumir a vaga.  

A saída de Diniz ocorre em meio à pressão crescente da torcida e resultados abaixo das expectativas. Em 2024, o treinador conseguiu apenas três vitórias em 15 jogos, além de seis empates e seis derrotas. Apesar do retrospecto negativo, ele foi mantido no cargo para a nova temporada após não conseguir classificar o clube para a Conmebol Libertadores de 2025 e perder a final da Conmebol Sul-Americana.  

No início de 2025, o cenário não melhorou. O Cruzeiro empatou dois amistosos pela FC Series, contra São Paulo e Atlético-MG, nos Estados Unidos. No Campeonato Mineiro, venceu o Tombense na estreia, mas foi derrotado pelo Athletic e empatou com o Betim, aumentando a insatisfação dos torcedores.  

Fernando Diniz foi contratado no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2024, substituindo Fernando Seabra, com o objetivo de implementar um projeto de médio a longo prazo. No entanto, a campanha irregular e as críticas ao desempenho do time pesaram na decisão da diretoria. Além de Diniz, deixam o clube o auxiliar técnico Eduardo Barros e o preparador físico Wagner Bertelli. Wesley Carvalho, auxiliar técnico fixo do clube, comandará os treinos até a definição de um novo treinador.  

A diretoria do Cruzeiro agora concentra esforços para contratar Renato Gaúcho, que deixou o Grêmio no final de 2024. O técnico, campeão da Conmebol Libertadores de 2017, tem o apoio do empresário Pedro Lourenço, dono da SAF do clube.  

O Cruzeiro busca um novo comandante para reverter a má fase e recuperar o protagonismo perdido. Enquanto a torcida aguarda a chegada de um substituto, o desafio imediato da equipe é se reestruturar para voltar a apresentar um futebol competitivo.  


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Divulgação / EC Bahia

Victor Ferreira / EC Vitória

Lucas Figueiredo/CBF

Divulgação / EC Vitória

Divulgação / FIFA

Andrew Shield/World Surf League

Reprodução / Santos F.C

Reprodução / Vasco da Gama

Reprodução / S.E.P

Reprodução / Internet

Ver mais Notícias