Foram registrados 136 casos de injúria racial no futebol nacional
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 26/09/2024, às 17h15A Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) e o Observatório da Discriminação Racial lançaram, nesta quinta-feira (26), o relatório anual que apontou um aumento de casos deste crime de 38,77% no futebol nacional em 2023. Os dados são comparados com o levantamento feito no ano de 2022.
No último ano, foram registrados 136 casos de injúria racial no futebol brasileiro — em 2022, foram 98. A maior parte dos incidentes ocorreu nos estádios — 104 no total. Depois aparecem os casos na internet (19) e em outros espaços (13). No total, somando denúncias de xenofobia, machismo e LGBTfobia, o número de casos de discriminação e preconceitos no futebol brasileiro chega a 195.
"Essa parceria positiva coloca a CBF no lado certo da história. Esses casos (de racismo) me entristecem, mas vejo muitos avanços. Procuro ser sempre otimista. Se temos mais denúncias, é porque a sociedade brasileira está mais aberta para entender o que é racismo. Às vezes, as pessoas não entendiam o que expressavam numa piada de mau gosto", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
BOMBA! Ancelotti não será treinador da Seleção Brasileira
'Pivetes' do Bahia vencem São Paulo e garantem vaga na final da Copa do Brasil sub-17
Goleiro baiano faz história na Europa aos 41 anos
Fatal Model pode ser afetada com PL que proíbe propagandas de acompanhantes nos estádios; entenda
Vitória tem semana livre para treinamentos e Carpini comemora
Santos anuncia Cléber Xavier como novo técnico