Casos de racismo no futebol brasileiro sobem quase 40% em 2023

Foram registrados 136 casos de injúria racial no futebol nacional

Divulgação / CBF

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 26/09/2024, às 17h15

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

A Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) e o Observatório da Discriminação Racial lançaram, nesta quinta-feira (26), o relatório anual que apontou um aumento de casos deste crime de 38,77% no futebol nacional em 2023. Os dados são comparados com o levantamento feito no ano de 2022.

No último ano, foram registrados 136 casos de injúria racial no futebol brasileiro — em 2022, foram 98. A maior parte dos incidentes ocorreu nos estádios — 104 no total. Depois aparecem os casos na internet (19) e em outros espaços (13). No total, somando denúncias de xenofobia, machismo e LGBTfobia, o número de casos de discriminação e preconceitos no futebol brasileiro chega a 195.

"Essa parceria positiva coloca a CBF no lado certo da história. Esses casos (de racismo) me entristecem, mas vejo muitos avanços. Procuro ser sempre otimista. Se temos mais denúncias, é porque a sociedade brasileira está mais aberta para entender o que é racismo. Às vezes, as pessoas não entendiam o que expressavam numa piada de mau gosto", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Ranking de Ingressos: Vitória em Posição Favorável - Victor Ferreira/ECV


Tricolor busca quarto triunfo consecutivo na temporada - Letícia Martins/ECB

Esporte Clube Vitória pode ser afetado por nova lei - Victor Ferreira/ECV

Confronto de tricolores foi disputado na tarde desta terça-feira (29), no Estádio do Canindé - Miguel Schincariol / São Paulo FC

Reprodução

Treinador italiano pode ter na mesa uma proposta milionária da Arábia Saudita - Reprodução/Instagram

Reprodução

ASCOM / EC Bahia

Ver mais Notícias