Presidente da FBF avalia início do Curso de Árbitros de Futebol
Por Redação Galáticos Online (@GalaticosOnline)
Publicado em 30/11/2013, às 22h00
A Bahia deu um importante passo para a renovação e qualificação do quadro de arbitragem do Estado. Realizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), em parceria com a Fundação Bahiana de Engenharia (FBE) e o Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol (Sinbaf), o Curso de Árbitro de Futebol de Campo foi oficialmente aberto na noite de quinta-feira (28), em Salvador.
O pontapé inicial foi dado com uma aula inaugural. A solenidade aconteceu no auditório da FBE, no bairro de Imbuí, e contou com a presença dos 60 alunos que compõe a primeira turma.
Na oportunidade, ainda ocorreu a assinatura do convênio entre a FBF, a FBE e o Sinbaf, idealizadores do projeto.
"Desejo a todos que querem se qualificar e se instruir um bom aproveitamento. A Federação sempre apoiou a arbitragem, seja com cursos ou pré-temporadas comandadas pelos melhores instrutores do país. Se esforcem e se dediquem, pois só com preparação e a persistência vocês se tornarão grandes árbitros", destacou o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.
Além do dirigente, marcaram presença no evento o diretor da FBE, Ivã de Almeida; o diretor de registros da FBF, Ricardo Nonato; o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim; o presidente do Sinbaf, Arilson Bispo da Anunciação; o árbitro CBF Jailson Macêdo Freitas; o diretor do curso, Sinval Vieira; o presidente da ABCD, Márcio Martins e o instrutor de arbitragem da FIFA, Manoel Serapião.
O curso - O Curso de Árbitro de Futebol de Campo foi aberto, inicialmente, com apenas uma turma, composta por 60 alunos, entre árbitros que já fazem parte do quadro de arbitragem da FBF e candidatos de diversas áreas profissionais. Todos têm entre 18 e 30 anos e possuem, no mínimo, o ensino médio completo.
O investimento total do curso é de R$ 3.200,00 (Três mil e duzentos reais). Todo o pagamento será feito diretamente à Fundação Bahiana de Engenharia.
Ao final do curso, os alunos serão submetidos a avaliações padrão FIFA, onde deverão atingir o índice de aprovação previsto. Em caso de reprovação, o aluno terá o direito de repetir, apenas uma vez, o teste. Se a reprovação se repetir, ele será reprovado.
Já os aprovados para desempenharem a função de árbitro de futebol de campo receberão um Certificado de Qualificação Profissional, após terem concluído o estágio profissional. Em seguida, os já formados profissionais do apito poderão solicitar junto à Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (Ceaf-BA) suas inscrições na Relação Anual de Árbitros e suas filiações ao Sinbaf.
O Curso de Árbitros de Futebol de Campo faz parte da programação do centenário da FBF, completado no último dia 14 de setembro.
*Fotos: Carlos Santana / FBF
*Matéria original de 29 de novembro
Fábio Mota revela importante decisão para o futuro do Vitória: "Tenho muito medo"
Atacante do Vitória se recupera de lesão e treina normalmente; saiba quem
Saiba como fica a situação do Bahia para se classificar na Libertadores
Rubro-negro? Torcida do Vitória "enlouquece" nas redes com escolha do novo papa; entenda
Vitória estuda retorno de Zé Welison, volante do Fortaleza
Bahia tem interesse na contratação de jovem atacante do São Paulo; saiba quem é