Após erro grave contra o Grêmio, CBF afasta Wilton Pereira Sampaio e árbitro do VAR
Por Redação Galáticos OnLine
Publicado em 19/09/2023, às 13h00O erro grave na partida entre Corinthians e Grêmio, quando deixou de marcar um pênalti claro para o time gaúcho, na noite desta segunda-feira (18), rendeu uma punição ao árbitro Wilton Pereira Sampaio. Integrante do quadro da FIFA e um dos principais árbitros do país, com experiência em Copa do Mundo, o profissional foi afastado pela CBF.
Além de Sampaio, que não assinalou o pênalti em campo, a entidade também afastou o VAR da partida, Emerson de Almeida Ferreira, e os assistentes de VAR, Johnny Barros de Oliveira e Michel Patrick Costa Guimarães.
O trio participará do Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (Pada), onde será submetido a um trabalho de reciclagem. No lance em questão, Yuri Alberto, do Corinthians, bloqueou a passagem da bola com a mão dentro da área. A CBF reconheceu a penalidade. A partida terminou empatada em 4 a 4.
"O atleta número 9 em ação de bloqueio com o braço em posição antinatural intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola nesta ação caracteriza infração de pênalti. Portanto, uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E, quanto não marcada, o VAR deveria recomendar tal revisão", disse Pericles Bassols, gerente de VAR da CBF.
Para Emerson Ferreira, o afastamento não é novidade, já que ele viveu situação semelhante em 2022, quando foi afastado por não checar um impedimento do atacante Calleri, do São Paulo, em jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. No lance, o atacante parte de posição de impedimento e é derrubado na área. O árbitro de campo, Leandro Vuaden, marcou o pênalti. Emerson, que era o VAR, não checou a posição do argentino para informar a infração de impedimento ao árbitro central.
Pentacampeão aponta Rogério Ceni como melhor nome para a Seleção Brasileira: "Bahia está passeando"
Furto? Vídeo mostra ação suspeita de integrante da Bamor contra suposto turista durante jogo na Fonte Nova; assista
Meia recebe terceiro amarelo e desfalca o Flamengo diante do Bahia
Técnico de time da Série B é demitido após sofrer goleada em casa
Atleta do América-MG é preso por racismo contra ex-jogador do Bahia
Renato Kayzer participa de treino com bola e fica à disposição de Thiago Carpini