TV RÁDIO
Buscar

"O que você quer ser quando crescer?" Bahia divulga manifesto para homenagear crianças e professores

Autor(a): Redação Galáticos Online (Twitter - @galaticosonline) em 13 de Outubro de 2019 16:00
Foto: Reprodução

Através do site oficial, o Bahia divulgou um texto para representar o dia das crianças. Realizado por Tiago Cesar, o texto tricolor homenageia crianças e também professores, destacando a importância dos profissionais na formação infantil. 

Confira: 

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (Paulo Freire)

Afeto, amor, conhecimento, descobertas, sensações e a constituição profunda do ser pela potência do diálogo e pelas trocas, inerentes à vida em sociedade.

As crianças ensinam aos adultos que o amor, o perdão, a esperança e a fantasia são essenciais à vida. Aos poucos, vamos crescendo, competindo e consolidando um processo cruel de afastamento da nossa essência humana incrivelmente inundada de amor. As crianças, essas que ao mesmo tempo ensinam os adultos, precisam de quem as ensinem os desafios da vida.

As professoras e os professores absorvem uma parte considerável da formação dos seres humanos. Sem a figura da escola ou do professor não seria possível compreendermos o mundo, os seus desafios, a ciência, o autoconhecimento, as relações humanas, a garantia dos direitos e tudo que estrutura a humanidade.

Infelizmente, no nosso país o magistério enfrenta desafios de um sistema que parece não entender a importância da escola, do saber, da ciência e do cuidado. Escolas e universidades são espaços sagrados que lutam diariamente para cumprir o seu papel.

Na data em que se celebra o Dia das Crianças, devemos pensar no cuidado que direcionamos às mesmas. Devemos refletir sobre como garantir ao mundo seres humanos mais conscientes de si, que cresçam com dignidade, com pensamento livre e com o direito fundamental de ter acesso à diversidade sócio-cultural que nos circunda, à natureza, à fé, à cura e a tudo mais que a vida nos oferece.

No Dia das Crianças, o Bahia homenageia professoras e professores e convoca a sua Nação a fazer o mesmo. Entendemos que esse é um ato de cuidado importante, transgredindo o costume superficial do presente. Presente para nós é presença, é cuidado. Professoras e professores representam isso.

A todas as crianças, aos anjos, aos erês, a São Cosme e Damiao, a todas as linguagens da infância: o nosso amor e respeito. Aos professores e professoras, a nossa reverência e homenagem. Nosso povo tricolor é feito de guerreiras e guerreiros, crianças e mestres.

Feliz dia das crianças.
Feliz dia dos professores.
Bahia, clube do povo, clube de todxs.

POR TIAGO CESAR
 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade