Mais um confronto entre torcidas no clássico cearense termina com mais de 100 detidos
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 08/02/2025, às 19h00O Clássico-Rei entre Fortaleza e Ceará, disputado neste domingo (8) pela quinta rodada do Campeonato Cearense, foi marcado por cenas de violência nos arredores da Arena Castelão. Antes do início da partida, torcedores rivais entraram em confronto, utilizando paus, pedras e rojões como armas. A ação das forças de segurança resultou na detenção de 115 pessoas, além da prisão do presidente de uma torcida organizada.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), 108 dos detidos foram encaminhados à Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), enquanto os sete restantes foram levados para o 13º Distrito Policial de Fortaleza. "Os suspeitos foram detidos horas antes do início da partida e encontram-se nas unidades da PCCE, onde serão realizados os procedimentos cabíveis", informou a SSPDS-CE.
Além da repressão ao confronto, a polícia também colocou em prática a Operação Estádio Seguro, cujo objetivo é capturar foragidos da Justiça que tentam acessar o estádio. Durante a operação, três pessoas foram presas por crimes de homicídio, roubo e lesão corporal grave.
Outra prisão de destaque ocorreu no Porto das Dunas, em Aquiraz, a cerca de 30 quilômetros da capital. O presidente de uma torcida organizada foi detido pela Draco. Além de possuir um mandado de prisão em aberto, ele foi flagrado utilizando documento falso.
Na sexta-feira (6), véspera da partida, a SSPDS-CE já havia anunciado um planejamento estratégico para evitar atos de violência antes, durante e após o jogo. A operação contou com o efetivo de 613 agentes de segurança pública, atuando dentro e fora da Arena Castelão. Apesar das medidas preventivas, a rivalidade entre as torcidas resultou em um episódio de violência, reforçando o desafio das autoridades no combate às brigas entre organizadas.
Fábio Mota revela importante decisão para o futuro do Vitória: "Tenho muito medo"
Atacante do Vitória se recupera de lesão e treina normalmente; saiba quem
Saiba como fica a situação do Bahia para se classificar na Libertadores
Rubro-negro? Torcida do Vitória "enlouquece" nas redes com escolha do novo papa; entenda
Vitória estuda retorno de Zé Welison, volante do Fortaleza
Bahia tem interesse na contratação de jovem atacante do São Paulo; saiba quem é