Vitória se aproxima do Qatar Sports Investments e mira futuro como SAF

Proposta do MVSAF inclui plano robusto focado em patrimônio, base, dívidas e finanças do clube, com alta expectativa de sucesso.

Reprodução / Internet

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 06/06/2025, às 12h30

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

O Esporte Clube Vitória pode estar prestes a entrar em uma das maiores vitrines do futebol mundial. O Movimento Vitória SAF (MVSAF) confirmou nesta quinta-feira, 5 de junho, que dará início a tratativas com o Qatar Sports Investments (QSI), grupo que controla o Paris Saint-Germain (PSG), visando uma possível aproximação e futura parceria com o clube baiano.

A articulação será liderada pelo deputado estadual Marcone Amaral, ex-jogador do Vitória e da Seleção do Catar. Naturalizado qatari, Marcone passou a integrar oficialmente o MVSAF após uma reunião no último dia 3, e será o elo entre o grupo de investimentos do Oriente Médio e o clube de Salvador.

De acordo com Daniel Barbosa, idealizador do movimento, a proposta que será apresentada ao QSI está centrada em um plano de negócios "robusto e estruturado", com foco em quatro pilares principais: patrimônio, divisão de base, dívidas e finanças do clube. A expectativa, segundo ele, é alta.

“Viagem certa, tá? Viagem, passagem comprada, hotel comprado. Estamos tentando viabilizar outros membros do movimento junto com o Marcone, e estamos tentando viabilizar a questão do Vitória também, porque é necessário”, afirmou Daniel em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE. Ele destacou ainda o interesse do diretor da base do clube, Thiago Noronha, em participar da missão.

Além da visita ao Catar, o grupo prepara um workshop para discutir o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) com maior profundidade. O advogado André Sica, especialista em direito esportivo, será o responsável por apresentar um panorama realista da situação do clube, abordando aspectos como controle institucional, patrimônio imobiliário, categorias de base e finanças.

“A expectativa é que hoje a gente saia daqui com posições sólidas, ideias concretas”, disse Daniel, sinalizando que o encontro também servirá para alinhar a visão da atual diretoria sobre a SAF e seus desdobramentos jurídicos e administrativos.

A movimentação do MVSAF ocorre em um momento de reconstrução do clube, que busca alternativas para equilibrar suas finanças e voltar a disputar as principais competições do futebol brasileiro. A possível entrada do QSI como investidor representa um marco na história do Vitória e poderá colocá-lo no radar internacional de forma inédita.

Ainda sem garantias de desfecho, o movimento reforça a intenção de bater na porta de um dos maiores investidores do futebol mundial. “O que vai acontecer, aí a gente não tem como saber. Mas iremos bater na porta, esse é o caminho”, finalizou Daniel Barbosa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Divulgação/Fifa

Reprodução/ TV Bahêa+

Reprodução/ TV Bahêa+

Reprodução/ EC Bahia

Reprodução

Reprodução

Victor Ferreira / EC Vitória

Divulgação

Divulgação / Flamengo

Reprodução/Instagram

Ver mais Notícias