Ronaldo Fenômeno desiste de candidatura à presidência da CBF por falta de apoio das federações
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 13/03/2025, às 16h15A desistência de Ronaldo Fenômeno de disputar a presidência da CBF, anunciada na última quarta-feira (12), foi motivada pela falta de apoio das federações de futebol em todo o Brasil. O ex-jogador, que chegou a planejar uma candidatura com o objetivo de promover mudanças no futebol brasileiro, não obteve respaldo significativo das entidades estaduais, o que levou à sua decisão de abandonar o projeto.
O único presidente de federação a receber Ronaldo Fenômeno foi Reinaldo Carneiro Bastos, dirigente da Federação Paulista de Futebol. Em um encontro cordial, Bastos demonstrou simpatia pelas críticas de Ronaldo à gestão da CBF, inclusive concordando com algumas de suas insatisfações em relação à administração atual de Ednaldo Rodrigues. Contudo, Bastos deixou claro que não assinaria o registro de uma chapa que tivesse Ronaldo como candidato. Ele também revelou a seus mais próximos que só consideraria entrar em uma disputa eleitoral caso fosse o "cabeça" da chapa, ou seja, o próprio candidato à presidência.
Essa falta de apoio foi um fator decisivo para a desistência de Ronaldo. No final de 2023, Reinaldo Carneiro Bastos liderou o movimento "Unidos por um novo futebol", uma tentativa de oposição à gestão de Ednaldo Rodrigues, que estava afastado da presidência da CBF devido a uma decisão judicial. A iniciativa contou com o apoio público de federações de estados como Acre, Amapá, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rondônia e Tocantins. Porém, assim que Ednaldo Rodrigues reassumiu o cargo no início de 2024, o movimento perdeu força e a maioria das federações se afastaram da ideia.
Sem apoio de Reinaldo e preocupado com a falta de adesão das demais federações, Ronaldo Fenômeno enviou um e-mail a todos os presidentes de federações, no qual solicitava uma audiência para alinhar projetos de mudança no futebol brasileiro. No e-mail intitulado "Solicitação de Audiência – Alinhamento de Projetos do Futebol Brasileiro", Ronaldo listava as reformas que acreditava serem necessárias para um futebol mais transparente e bem gerido, propondo encontros pessoais com os 27 dirigentes estaduais.
No entanto, nenhum encontro foi agendado após o envio do e-mail. Apenas 22 dos 26 presidentes de federações responderam, e as respostas foram sempre por escrito, alinhadas com a postura de Ednaldo Rodrigues e favoráveis à continuidade da sua gestão à frente da CBF. Quatro federações sequer se dignaram a responder ao ex-jogador.
Daniel Barbosa fala sobre o Movimento Vitória SAF e suas propostas
Botafogo terá desfalques importantes para duelo contra o Bahia
Com gol de Cauly, Bahia vence Paysandu por 1x0 e abre vantagem para o jogo da volta
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Bahia freta voos para partidas fora de casa após dificuldades logísticas
Vitória atualiza cronograma da semana e atualiza sobre atletas lesionados