Flamengo perde em última instância e Sport é o campeão brasileiro de 1987; entenda
Por Redação Galáticos
Publicado em 17/03/2018, às 18h30A polêmica que pareia eterna sobre o campeão brasileiro de 1987 teve, enfim, um desfecho, ao menos judicialmente. Na última sexta-feira, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), órgão máximo do sistema judicial brasileiro, deu ganho de causa ao Sport em última instância. Desta forma, o Flamengo não pode mais recorrer da decisão.
O último recurso formal antes da decisão final foi apresentado em dezembro de 2017, quando a Primeira Turma do STF decidiu por unanimidade rejeitar o recurso apresentado pelo Flamengo para discussão do time vencedor da competição nacional. O processo já teve sua baixa definitiva efetuada pela justiça.
O caso
Como a Confederação Brasileira de Futebol desagradou alguns clubes no ano de 1987 em relação à organização do principal torneio nacional, o Clube dos Treze (entidade criada por 13 dos principais clubes do país) criou um torneio a parte chamado de Módulo Verde. Nessa competição, o Flamengo derrotou o Internacional na decisão.
Por outro lado, no Brasileirão disputado com a chancela da CBF, o Sport superou o Guarani na grande final e a organizadora convidou o Mengo e o Colorado a jogarem diante de pernambucanos e paulistas para definirem o verdadeiro campeão brasileiro do ano. Porém, os finalistas do Módulo Verde se negaram a entrar na disputa entendendo que isso seria uma espécie de “rendição” aos conceitos da CBF.
Por isso, desde 2011 a mandatária do esporte no país considera apenas o Leão da Ilha como campeão nacional do ano em questão.
Foto: Reprodução/YouTube
Daniel Barbosa fala sobre o Movimento Vitória SAF e suas propostas
Com gol de Cauly, Bahia vence Paysandu por 1x0 e abre vantagem para o jogo da volta
Bahia freta voos para partidas fora de casa após dificuldades logísticas
Vitória atualiza cronograma da semana e atualiza sobre atletas lesionados
De saída do Cruzeiro, Dudu entra na mira de gigantes da Série A; confira
Carlos Eduardo sofre lesão e desfalca o Vitória desde empate com Atlético-MG