Salvador vai receber maior regata transatlântica do mundo

Salvador vai receber maior regata transatlântica do mundo

Imagem Salvador vai receber maior regata transatlântica do mundo

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 03/09/2017, às 16h20

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

O cenário exuberante da Baía de Todos os Santos voltará a ser palco da Transat Jacques Vabre, maior regata transatlântica do mundo, dez anos após última edição em Salvador. O anuncio foi feito no Yatch Club da Bahia, durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). A largada oficial está prevista para o dia 5 de novembro em Le Havre, na França, com os primeiros veleiros chegando em Salvador no dia 12.


Para José Alves, titular da Setur, o evento vai movimentar ainda mais o turismo na Bahia durante o verão. “A regata volta para Salvador e coloca a Baia de Todos os Santos novamente no cenário internacional, com um evento que tem uma grande mídia no mundo, o que certamente vai divulgar nossas belezas. Além disso, apenas na organização do evento, mais de mil pessoas, sem contar os visitantes, também estarão aqui e isso também traz um recurso forte para a capital”.

Salvador e Le Harvre são cidades históricas, ambas consideradas patrimônio da humanidade pela Unesco. Em 2017, a capital baiana completa 468 anos e a cidade portuária francesa, 500. Ainda de acordo com o secretário, o evento é uma oportunidade de estreitar ainda mais essa relação. “Vamos estimular os jornalistas, competidores e visitantes que vieram para visitar as nossas zonas turísticas e conhecer nossas belezas, é um público especializado, formador de opinião e certamente vai representar um ganho muito grande para a Bahia”.


Percurso Histórico

De acordo com Raquel Cruz, coordenadora da Transat Jacques Vabre, responsável pela relação entre Bahia e França, a regata tem como origem a história das grandes rotas marítimas. “A regata acontece a cada dois anos, saindo sempre da cidade de Le Havre, na França, que foi o primeiro porto importador de café da europa, com destino a um país produtor de café, por isso o recebeu o nome de ‘Rota do Café’.

Com um percurso de 4350 milhas, as provas serão disputadas em duplas, com participação de quatro classes de veleiros: Class40, Multi50, IMOCA e Ultime, com 40, 50, 60 e 100 pés, respectivamente. A travessia ligando a Europa à América é disputada com os velejadores se revezando no comando da embarcação. Na ultima edição, em 2015, a competição reuniu mais de 625 mil visitantes. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PSG e ONG Combatem Racismo Após Incidente no Emirates - Getty Imagens

Manchester United Conquista Vitória Confortável na Semifinal - Getty Imagens

Reprodução

Vitória Enfrenta Maratona de Jogos em Maio - Victor Ferreira/BNews

Motivo da indignação foi a marcação de um pênalti nos minutos finais do duelo - Sloboda Tuzla/Divulgação

Ceará sofre derrota em casa na Copa do Brasil - Cesar Greco/Palmeiras

Bahia conquista quarta vitória seguida com gol de Cauly - Letícia Martins/ECB

Renato Paiva retorna à Fonte Nova como técnico do Botafogo

Palmeiras desmente rumores sobre Abel na Seleção Brasileira - Divulgação

Desfalques do Botafogo: Gregore e Barboza Suspensos - Divulgação

Ver mais Notícias