A presença de árbitros brasileiros no Mundial de Clubes reforça a qualidade da arbitragem nacional em eventos internacionais.
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 17/06/2025, às 07h00 - Atualizado às 07h00Dois árbitros brasileiros foram escalados para apitar partidas de estreia no Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos. Wilton Pereira Sampaio e Ramon Abatti Abel atuarão nas estreias de Inter de Milão e Manchester City, dois dos principais favoritos ao título da competição.
Nesta terça-feira (17), às 22h, Wilton Pereira Sampaio comandará o duelo entre Monterrey, do México, e Inter de Milão, da Itália. Sampaio já tem longa experiência em torneios da Fifa. Ele esteve na Copa do Mundo de 2022, apitou a partida entre Inglaterra e França nas quartas de final e chegou a ser cotado para a decisão do torneio. Na atual competição, ele terá ao lado os auxiliares brasileiros Bruno Boschilla e Bruno Pires.
Já Ramon Abatti Abel será o árbitro da estreia do Manchester City. A partida contra o Wydad Casablanca, do Marrocos, está marcada para quarta-feira (18), às 13h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. Ele será auxiliado por Rafael Alves e Danilo Simon Manis. O árbitro catarinense é uma das apostas da arbitragem nacional para eventos internacionais.
A presença brasileira na arbitragem do Mundial faz parte da lista divulgada pela Fifa, que convocou 35 árbitros, 58 assistentes e 24 responsáveis pelo VAR de 41 federações diferentes. Nenhum brasileiro, no entanto, foi escalado para atuar na cabine do árbitro de vídeo.
Ajax avança por Luciano Rodríguez, mas Bahia recusa primeira oferta
Santos vence Desportiva Ferroviária em amistoso marcado por brilho de Neymar e filho de Robinho
Jornalista Marcio Martins vence o ex-presidente da CBF em disputa jurídica
Carille perde voo para Salvador e apresentação no Vitória é adiada
John Textor detona ex-tecnico do Bahia e explica motivo de demissão
Bahia mantém interesse em goleiro costa-riquenho e valores se aproximam cada vez mais
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira