CPI da Fifa escolhe novos presidente e relator
Por Agência Câmara
Publicado em 31/03/2016, às 09h36A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigará denúncias de crimes cometidos por dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) foi instalada nesta terça-feira (29). A CPI elegeu o deputado Laudivio Carvalho (SD-MG) para presidente e o deputado Fernando Monteiro (PP-PE) para relator.
“A ideia é colher o maior número possível de acusações, ver o que está errado e corrigir. Está na hora de o Congresso passar a limpo o nosso futebol”, disse o relator.
Também foram definidos: para 1º vice-presidente, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN); para 2º vice-presidente, o deputado Hélio Leite (DEM-PA); e para 3º vice-presidente o deputado Washington Reis (PMDB-RJ). A CPI foi proposta pelo deputado João Derly (Rede-RS).
Situação dos estádios
Na reunião de instalação, Hélio Leite relembrou a má distribuição das sedes e dos recursos na Copa do Mundo de 2014 e afirmou que a CPI elevará o nível do futebol brasileiro. “Desde a Copa, com a má distribuição de sedes, ficaram estádios sem manutenção e que não têm público para ocupá-los”, disse.
Já o deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG) destacou a importância da CPI para uma melhor organização dos próximos eventos esportivos a serem sediados no País, como as Olimpíadas deste ano.
Investigação
Entre os investigados pela CPI estarão o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Juntamente com outros seis cartolas, Marin foi detido em maio do ano passado, na Suíça, e hoje cumpre prisão domiciliar em Nova York.
Investigação feita pela Justiça dos Estados Unidos aponta para um esquema mundial de propinas e subornos na comercialização de jogos e direitos de marketing de competições de futebol.
A CPI da Fifa é composta por 28 integrantes titulares e mesmo número de suplentes. No Senado, já funciona uma CPI, criada no ano passado, destinada a investigar a CBF e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (COL).
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio
Time abandona partida de futebol após árbitro se negar a checar lance no VAR; veja vídeo
Botafogo terá desfalques importantes para duelo contra o Bahia
Próximo adversário do Vitória perde invencibilidade como mandante após 21 jogos
Daniel Barbosa fala sobre o Movimento Vitória SAF e suas propostas