Após banana ser arremessada ao campo em partida do Internacional feminino, STJD se posiciona
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 01/04/2025, às 18h00O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, nesta segunda-feira (31), que o Internacional deverá jogar com portões fechados no Campeonato Brasileiro Feminino até o julgamento do colegiado, em função de um ato racista ocorrido durante a partida contra o Sport, em Porto Alegre. A decisão foi tomada com base em uma liminar solicitada pela Procuradoria de Justiça Desportiva, que pediu punição ao clube gaúcho após o episódio.
O incidente aconteceu no Sesc Campestre, no final da partida válida pela terceira rodada do torneio, logo após o Sport marcar um gol. Uma banana foi arremessada em direção ao banco de reservas do time pernambucano, configurando um ato de racismo. A atitude foi amplamente condenada por torcedores e autoridades do futebol, e rapidamente levou à intervenção da Justiça Desportiva.
A decisão do STJD foi rápida: pouco mais de 12 horas após o ocorrido, o órgão anunciou que o Internacional deverá jogar sem a presença de público até o julgamento final do caso. O clube agora aguarda a sentença definitiva para saber se a punição será mantida ou se será ampliada.
Em declaração, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, destacou a rapidez com que o futebol brasileiro tem se posicionado contra atitudes racistas. "O futebol brasileiro agiu rápido no combate ao racismo. Em pouco mais de 12 horas, a Justiça Desportiva já proferiu uma decisão dura, colocando o Internacional para jogar com portões fechados até o que o caso seja julgado. Em casos de racismo, a CBF sempre se antecipa e vai propor punições preventivas contra os racistas. Desta vez, não foi diferente", afirmou Rodrigues.
Após expulsão relâmpago, Jean Lucas se pronuncia nas redes sociais; veja o que ele disse
Sem apoio! Ednaldo Rodrigues sofre derrota no STF e vê situação se complicar
Cerro Porteño se despede de goleiro ex-Bahia: "¡Gracias por todo, Pai!"
Bahia supera expulsão e vence o Vitória em clássico na Fonte Nova
Iluminado! Renato Kayzer estreia e dá triunfo para o Vitória contra o Vasco
Presidente da FRF é favorito a suceder Ednaldo na CBF, diz jornal
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira