Manchester City derrota Premier League em disputa judicial sobre regras de transações
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 14/02/2025, às 22h45O Manchester City obteve uma vitória judicial contra a Premier League, que teve suas regras sobre Transações entre Partes Associadas (APT) consideradas ilegais pelo tribunal responsável. O julgamento, concluído quatro meses após a ação do clube, pode abrir precedente para que outras equipes afetadas busquem indenizações contra a liga.
A Premier League, no entanto, já implementou um novo conjunto de regras provisórias sobre APT, que não são afetadas pela decisão. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a entidade reafirmou a validade dessas normas.
"A liga continua a acreditar que as novas regras APT são válidas e executáveis e está pressionando por uma resolução rápida deste assunto. As novas regras APT estão em pleno vigor e os clubes continuam obrigados a cumprir todos os aspectos do sistema, incluindo enviar empréstimos de acionistas à Premier League para avaliação do valor justo de mercado", declarou a Premier League.
Apesar da decisão favorável, o Manchester City abriu uma nova arbitragem contra a liga para contestar o conjunto de regras atualizado. Em carta enviada aos demais clubes, a Premier League revelou que o City busca invalidar ou anular as novas diretrizes.
A implementação de regras mais rígidas sobre APT foi aprovada em novembro do ano passado por ampla maioria: 16 dos 20 clubes da Premier League votaram a favor, enquanto Aston Villa, Manchester City, Newcastle e Nottingham Forest foram contrários.
Desde junho, o Manchester City, pertencente a Sheikh Mansour, membro da família real de Abu Dhabi, mantém uma batalha jurídica contra a Premier League. O clube acusa a liga de "discriminação contra os proprietários do Golfo" e luta para revogar as restrições impostas. Por outro lado, a Premier League alega que as normas visam promover maior equilíbrio financeiro entre empréstimos e transações entre partes associadas.
Reencontrando Léo Condé, Vitória visita o Ceará para desgarrar da zona do perigo no Brasileirão
Ex-Bahia decepciona em clube português e deve ser emprestado
Fábio Mota surpreende ao revelar andamento da SAF do Vitória: "última reunião"
Frente a frente com Renato Paiva, Bahia recebe o Botafogo para manter embalo no Brasileirão
Al-Hilal anuncia rescisão contratual com o técnico Jorge Jesus
Pepê sofre lesão e desfalca o Vitória contra o Ceará