Regra da UEFA pode tirar Yan Couto da Champions 2024/25 pelo Girona

Regra da UEFA pode tirar Yan Couto da Champions 2024/25 pelo Girona

Divulgação

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 12/01/2024, às 11h00

Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp

Podendo sonhar em conseguir uma vaga na Champions League 2024/25, o Girona (clube do Grupo City) não poderá contar com o brasileiro Yan Couto, destaque da temporada, na competição, caso se classifique.

O motivo? O brasileiro é emprestado de outro time do Grupo City, o Manchester City. Entenda:

Desde 7 de julho de 2023, a UEFA permite que clubes do mesmo dono estejam na Champions, mas não permite que esses times negociem jogadores entre si. A restrição vale para clubes que disputam competições europeias da UEFA (Champions League, Europa League e Conference League) na temporada 2023/24. A respeito de clubes que possuem o mesmo investidor, o documento oficial diz:

Os clubes não transferirão jogadores entre si, seja em definitivo ou por empréstimo, directa ou indiretamente, até Setembro de 2024".

Ou seja, considerando que Yan Couto já está emprestado ao Girona até junho de 2024, o Manchester City, que se encaixa na regra da UEFA e é dono dos direitos federativos do jogador brasileiro, estaria impedido de negociá-lo com o clube espanhol após o fim do contrato até setembro de 2024.

Um caso a título de comparação é o do Savinho, que está no Girona também emprestado por um time do Grupo City: o Troyes. Nesse caso, o brasileiro se safaria da regra, visto que o Troyes e o Girona não se encaixam na definição, porque não disputam competições europeias da UEFA na temporada 2023/24.

Os chamados multi-clubes, empresas que investem em mais de um clube, são cada vez mais comuns. Por isso , essa é uma discussão de longa data que já um veio à tona em casos como, por exemplo, a classificação de Red Bull Salzburg e RB Leipzig para a Champions League em 2017. Na época, foram feitas mudanças, inclusive nos escudos, para que os clubes da Red Bull pudessem estar na mesma competição, e definiu-se que eles não poderiam compartilhar a mesma diretoria, como acontecia antes.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS











Ver mais Notícias