Justiça Desportiva acusa jogador do Flamengo de tentativa de fraude em exame antidoping

Justiça Desportiva acusa jogador do Flamengo de tentativa de fraude em exame antidoping

Divulgação

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 22/12/2023, às 10h00

Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp

A Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem ofereceu na quinta-feira (21) uma denúncia contra o atacante do Flamengo, Gabriel Barbosa, sob a acusação de tentativa de fraudar um exame de controle de doping, ocorrido no dia 8 de abril deste ano, no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo.

A denúncia é assinada por João Guilherme Guimarães Gonçalves, procurador da Justiça Desportiva Antidopagem.

Com a denúncia, o atacante irá a julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

De acordo com os responsáveis pelo exame, o jogador não se dirigiu a eles antes do treino, depois da atividade os ignorou e foi almoçar, tratou a equipe com desrespeito, não seguiu os procedimentos indicados, depois de 90 minutos pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e ao fim entregou o vaso aberto, contrariando orientação recebida.

Segundo a assessoria do jogador, não houve nenhum erro no procedimento.

"Não houve qualquer erro de procedimento do atleta na entrega do frasco após a coleta do material (...) Acaso a entrega do frasco estivesse em desacordo com as normas técnicas e de segurança, caberia ao Oficial de Controle de Dosagem recusar e exigir uma nova coleta, o que não foi feito", diz parte da defesa de Gabigol.

Leia a nota do Flamengo:

"O Flamengo ainda não foi intimado do oferecimento da denúncia esportiva feita pela Procuradoria e, tão logo seja intimado, atuará na defesa do atleta.

Não obstante, pode adiantar que não houve qualquer conduta intencional ou tentativa do ATLETA para afetar ou impossibilitar o controle de dopagem.

O Flamengo confia na justiça desportiva e entende que os fatos narrados não configuram uma falta típica, sendo não mais que um mal entendido."


ÚLTIMAS NOTÍCIAS











Ver mais Notícias