Ameaça da Fifa e Conmebol à CBF pode tirar clubes brasileiros de competições; entenda
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 07/12/2023, às 18h00Após Ednaldo Rodrigues, presidente da Condeferação Brasileiro de Futebol, ser retirado do cargo pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a Fifa e a Conmebol ameaçaram a CBF com punições caso haja uma alteração nas eleições ocorridas em março de 2022.
Caso a Fifa efetue as penitências, o Fluminense poderia até ser excluído do Mundial de Clubes. A punição à CBF também poderia impactar na seleção brasileira na Copa América em 2024.
Alcino Reis, secretário-geral da associação brasileira, foi notificado pela Fifa e a Conmebol. Em cartas, as entidades deixaram claro que o estatuto da federação "obrigam as associações-membros a gerir seus assuntos de forma independente, sem influência de terceiros, incluindo quaisquer autoridades estatais".
As cartas dizem que a Fifa tomou conhecimento de que um acordo entre a CBF e o Ministério Público corre o risco de ser cancelado, o que refletiria nas eleições da confederação.
A Conmebol relata que "o âmbito desta norma abrange todas as questões relacionadas ao futebol, incluindo sua governança, o que engloba a eleição de seus representantes, os períodos de gestão, os períodos máximos de reeleição, bem como a tomada de decisões".
A movimentação rápida da FIFA também acontece porque foi ela que baniu Marco Polo Del Nero do futebol, por participação em escândalos de corrupção.
Vitória empresta meia para time da segunda divisão
Torcedor do Vitória se revolta e reclama de camisas produzidas pela Volt: "Empresa mixuruca"
Bahia anuncia lançamento de nova camisa em campanha com novo filme do Superman
Ex-Bahia rasga o verbo sobre 'elenco galático': "Mau-caratismo de alguns é melhor nem comentar"
Vitória tem desfalque confirmado para duelo decisivo contra o Confiança
Bahia oficializa venda de centro de treinamento histórico
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira