Câmara dos Deputados autoriza criação de CPI para investigar Manipulação de Resultados no Futebol

Câmara dos Deputados autoriza criação de CPI para investigar Manipulação de Resultados no Futebol

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Por Câmara dos Deputados autoriza criação de CPI para investigar Manipulação de Resu

Publicado em 27/04/2023, às 09h30

Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (26), a instalação da CPI da Manipulação de Resultados no futebol. A leitura do termo de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi feita durante a sessão deliberativa do Plenário, pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL).

Agora, a comissão aguarda a indicação dos membros pelas lideranças partidárias para iniciar os trabalhos, o que deve acontecer já na próxima semana. A criação da CPI foi motivada pelas investigações do Ministério Público de Goiás, através da Operação Penalidade Máxima, que apura aliciamentos de jogadores em partidas da Série A do Brasileirão e de Campeonatos Estaduais realizados no ano passado, incluindo o caso do volante Romário, que aceitou uma oferta de R$ 150 mil para cometer um pênalti no jogo contra o Sport.

A CPI terá 34 membros e poderes de investigação similares aos das autoridades judiciais, podendo convocar autoridades para audiências, requisitar documentos e quebrar sigilos mediante aprovação da maioria dos membros.

Considerada temporária, a CPI terá duração inicial de 120 dias e pode ser prorrogada pela metade do tempo com deliberação em Plenário para a conclusão dos trabalhos.

O deputado Felipe Carreras (PSB/PE), conhecido pela sua relação com o esporte na Câmara, foi o autor do requerimento para a criação da CPI, que recebeu mais de 200 assinaturas, número superior ao mínimo de 171 necessárias para instalar uma CPI. Carreras foi presidente da Comissão do Esporte na casa e relator da comissão de modernização da Lei Pelé.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS











Ver mais Notícias