Morre técnico Alejandro Sabella, vice-campeão da Copa do Mundo pela Argentina em 2014
Por Pevê Araújo - Instagram (@pevearaujo)
Publicado em 08/12/2020, às 20h00Morreu nesta terça-feira (8) o ex-técnico argentino Alejandro Sabella. O profissional, que tinha 66 anos, foi internado no dia 26 de novembro por conta de uma doença cardíaca grave que tratava desde 2015. Após duas semanas hospitalizado no Instituto Cardiovascular de Belgrano, ele foi vítima de uma infecção hospitalar.
Campeão da Libertadores de 2009 pelo Estudiantes, o treinador ainda comandou a seleção argentina na Copa do Mundo de 2014, quando foi derrotada na prorrogação da final contra a Alemanha pelo placar de 1 a 0, no Maracanã.
O estado de saúde de Sabella piorou após a confirmação da morte do ex-jogador, técnico e ídolo argentino Diego Armando Maradona.
Vida no futebol e carreira como técnico
Nascido em Buenos Aires, Alejandro Sabella começou a carreira de jogador atuando pelo River Plate. Meio-campista de origem, o profissional passou pelo futebol inglês e pelo Estudiantes antes de chegar ao Grêmio. Pelo clube brasileiro, Sabella conquistou o Campeonato Gaúcho em 1985 e 1986.
Como assistente técnico de Daniel Passarella, Sabella ainda passou pelo Corinthians em 2005. Entre 2009 e 2011, o profissional comandou a equipe do Estudiantes, que bateu o Cruzeiro na final da Libertadores de 2009 e ganhou o Apertura de 2010.
Antes de disputar uma final de Copa do Mundo pela Argentina, o treinador foi vice-campeão do Mundial de Clubes de 2009 contra o Barcelona de Guardiola, também sofrendo um gol no segundo tempo da prorrogação.
Luta pela sobrevivência
No dia 26 de novembro, Alejandro Sabella foi internado por conta de uma retenção de líquido nas pernas. Dois dias depois, o ex-treinador apresentou melhoras e ficou apenas aguardando o resultado de alguns exames.
Por conta de um vírus hospitalar, a saúde de Sabella piorou e ele teve que continuar internado. Segundo a imprensa argentina, o Instituto Cardiovascular de Belgrano afirmou que o ex-treinador não tinha risco de vida.
Por conta da infecção, Sabella foi para a UTI no dia 1º de dezembro e faleceu na tarde desta terça-feira.
Alejandro Sabella lutava contra problemas cardíacos, renais e respiratórios, que foram agravados em 2015. O ex-treinador também venceu um câncer de laringe.
Com jogo importante na semana, Thiago Carpini revela detalhes do planejamento: "Todos devem viajar"
Treinando afastado, Bruno Uvini pensa em processar Vitória
Marcelo Sant’anna é demitido do Vasco após derrota para o Vitória
Série D: confira os resultados das equipes baianas neste fim de semana
“Não cabia a mim", diz Marcelo Sant'Ana sobre contratações no Vasco
Após anunciar Carlo Anchelotti, Ednaldo Rodrigues faz pronunciamento
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira