Perto da vaga, Brasil tenta "eliminar" Argentina

Por Redação

Publicado em 06/02/2011, às 13h23

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de se aproximar de uma vaga olímpica e deixar os principais rivaus praticamente sem chances de superá-la, a Seleção Brasileira enfrenta a Argentina neste domingo, às 22h20 (da Bahia), no Estádio Monumental de Unsa, em Arequipa, pelo Sul-Americano Sub-20 do Peru.

A classificação para os Jogos de Londres ainda é matematicamente impossível para este domingo, mas uma vitória contra os argentinos deixaria uma das duas vagas em jogo bem encaminhada. Com seis pontos no momento, o País, nas contas do técnico Ney Franco, deve assegurar seu lugar em Londres com 10.

"Depende muito do que acontecer nesta rodada. Se a gente ganha e os outros resultados nos ajudarem, podemos trabalhar por 10 pontos", disse o treinador, lembrando que esta conta se inviabiliza caso Uruguai e Equador, juntos na vice-liderança com quatro pontos, vençam seus jogos preliminares ao clássico da rodada tripla. Chile e Colômbia, respectivamente às 18h50 e 21h (de Brasília), são os adversários.

O que pode ser considerado 99% certo em caso de vitória brasileira é a impossibilidade de ser alcançado pelos argentinos - a diferença iria para seis pontos e pelo menos sete gols de saldo. Com apenas três pontos, a forte seleção vizinha ainda paga pela derrota para o Equador e ficará com situação complicadíssima caso perca e uruguaios e equatorianos não decepcionem.

Apesar da chance de praticamente eliminar os argentinos da briga pelo título e complicá-los na busca olímpica, Ney Franco não quer este pensamento em sua Seleção. O treinador exige que o Brasil pense apenas em si mesmo e, além de conseguir a vaga em Londres, não esqueça de que o objetivo maior é o título.

"Nós não estamos trabalhando só com este cálculo. Para sermos campeões precisamos vencer todas as partidas. Se conseguirmos vencer a Argentina, ficamos mais próximos deste objetivo", explicou o técnico, que acredita ser viável ganhar o torneio com 13 ou até 12 pontos, dependendo do que acontecer com outros times.

Matemática à parte, o clássico Brasil e Argentina por si só não admite favoritos. Maiores escolas do continente, os países costumam fazer jogos catimbados e pegados mesmo com a presença de jogadores técnicos em campo. No atual torneio, as seleções contam com os jogadores mais badalados: Neymar e Iturbe.

Aniversariante de sábado, o brasileiro espera comemorar seu 19º aniversário com uma vitória sobre o maior rival. "Não só eu, como no lado da Argentina, todos esfregam as mãos e dizem 'tenho que jogar'. Vai ser muito difícil, mas não vai ser diferente de outros jogos. O campo é o mesmo, a bola é a mesma...", disse.

Do outro lado, Iturbe, que marcou um golaço contra o Chile e já é chamado de "novo Messi", ainda não tem a escalação garantida. O técnico Walter Perazzo faz mistério sobre o time que entrará em campo, mas é certo que manterá o esquema 4-3-3 e que Héctor Cardozo não jogará por estar suspenso. Michael Hoyos, com dores musculares, é dúvida e deve ficar de fora.
Do outro lado, Ney Franco já achou seu time ideal. Repetirá a formação e os nomes dos jogadores que iniciaram as partidas contra Chile e Colômbia. A única pequena preocupação é com o zagueiro Juan, que não treinou no sábado por conta de uma gastroenterite viral, mas deve enfrentar os argentinos.

Quem
BRASIL:
Gabriel; Danilo, Bruno Uvini, Juan e Alex Sandro; Casemiro e Fernando; Oscar, Lucas e Neymar; Willian José. Técnico: Ney Franco
ARGENTINA: Andrada; Nervoi, Pezella, Galeano e Tagliafico; Battaglia, Cirigliano e Zuculini; Iturbe (Hoyos), Ferreira (Funes Mori) e Sergio Araujo. Técnico: Walter Perazzo
Onde: Estádio Monumental de Unsa, em Arequipa, no Peru
Quando: Domingo, às 23h20 (de Brasília)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reprodução / Redes Sociais / X / @CBF_Futebol

Reprodução / Redes

Letícia Martins / EC Bahia

Victor Ferreira / EC Vitória

Getty Imagens

Reprodução / NetVasco

Divulgação/Vasco

Divulgação/CBF

Divulgação/Botafogo

Divulgação/Corinthians

Ver mais Notícias