Dia do Árbitro Baiano: FBF homenageia classe
Por FBF
Publicado em 13/12/2015, às 16h21
Apesar de ser o responsável por fazer cumprir as regras, regulamentos e espírito de jogo em uma partida de futebol, o árbitro enfrenta muitas dificuldades no exercício da profissão. Constantemente vistos por torcedores como inimigos dos seus times, eles são obrigados a conviver com insultos.
Durante uma partida, os juízes (como também são conhecidos) são submetidos a intervir sempre que uma regra é violada ou algo incomum ocorre. É neste momento que surgem das arquibancadas, ou até mesmo dos bancos de reservas, as críticas, muitas vezes sem fundamentos, que acabam se tornando ofensas.
Porém, engana-se quem pensa que os árbitros estão sozinhos neste barco. Muitos deles apegam-se a crenças e superstições para fugir da imagem de "ladrão" que carregam durante toda a carreira.
Na Bahia, não é diferente. Os profissionais da boa terra escolheram Santa Luzia, a protetora dos olhos, como padroeira da arbitragem no Estado. Assim, todo dia 13 de dezembro, quando é comemorado o dia da Santa, é também celebrado o dia do Árbitro Baiano.
Neste dia tão importante, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) parabeniza os donos do apito que integram o quadro da entidade e todos os profissionais da arbitragem que contribuem, direta ou indiretamente, para o sucesso do futebol baiano.
Técnico do Vasco detona jogador do clube: “Você gosta, eu não gosto”
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio
Botafogo terá desfalques importantes para duelo contra o Bahia
Time abandona partida de futebol após árbitro se negar a checar lance no VAR; veja vídeo
Botafogo-PB x Flamengo tem maior renda da história do futebol nordestino