FBF, FBE e Sinbaf lançam Escola de Árbitros de Futebol
Por Redação Galáticos Online (@galaticosonline)
Publicado em 11/10/2013, às 20h05
Responsável por fazer cumprir as regras, regulamentos e a ética em uma partida de futebol, o árbitro enfrenta muitas dificuldades no exercício da profissão. Enquanto os jogadores e técnicos são idolatrados, constantemente os profissionais do apito são vistos por torcedores como inimigos dos seus times e obrigados a conviver com insultos.
Por isso, todo futuro árbitro, seja ele central ou assistente, deve estar preparado para enfrentar as mazelas da profissão. Foi pensando nisso que a Federação Bahiana de Futebol (FBF), o Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol (Sinbaf) e a Fundação Bahiana de Engenharia tornaram pública, nesta sexta-feira (11), a celebração do convênio para a realização de Curso de Formação e Aprimoramento de Árbitros de Futebol.
Pioneira em todo país, a Escola Baiana de Árbitros de Futebol Lourival Dias Lima Filho formará novos profissionais e reciclará os já atuantes para suprir as demandas da arbitragem em todo Brasil. Se clubes, torcedores e entidades reivindicam uma renovação nos quadros de árbitros, a FBF colocou em prática o projeto, que além de atender às necessidades do futebol faz parte das comemorações do centenário da entidade máxima do futebol da Bahia.
A primeira turma do curso será iniciada em meados do mês de novembro, apenas cerca de dois meses após o anúncio da sua criação(A FBF anunciou o projeto em 12 de setembro, nas vésperas da comemoração aos 100 anos da entidade). Qualquer profissional seja ele advogado, policial, professor entre outros poderá se candidatar a uma vaga do curso. Todos os candidatos passarão por um processo seletivo e, se aprovados, serão chamados para efetuar a matrícula.
Iniciados os trabalhos, os futuros árbitros terão sete meses de intensas aulas teóricas e práticas até estarem capacitados a atuarem em uma partida ou competição oficial. Todo o curso terá uma carga horária de 310 horas e será reconhecido pelo Ministério da Educação.
E tudo será feito com muito cuidado e dedicação, utilizando as instalações da FBE, no bairro do Imbuí, em Salvador, além do auditório da FBF. Os interessados deverão estar atentos à publicação do edital no site da FBF (www.fbf.org.br), ou manterem contato através do telefone (71) 3321-0448. A previsão é de que as inscrições sejam realizadas a partir do dia 5 de novembro, com uma solenidade de abertura.
Participaram da celebração do convênio os presidentes da FBF, Ednaldo Rodrigues; da FBE, Ivan de Almeida; do Sibanf, Arilson Bispo da Anunciação; o coordenador de excelência esportiva da Sudesb, Sinval Vieira; o vice-presidente da FBF, Manfredo Lessa; o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim; o diretor de registros, Ricardo Nonato; o diretor de cursos da FBE, Jorge Ivan, o diretor executivo da Fundação, Cláudio Melo e o professor Gerson Figueiredo, da Sudesb.
*Fonte / FBF
Ex-Bahia decepciona em clube português e deve ser emprestado
Técnico do Vasco detona jogador do clube: “Você gosta, eu não gosto”
Pepê sofre lesão e desfalca o Vitória contra o Ceará
Botafogo-PB x Flamengo tem maior renda da história do futebol nordestino
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio