Baianão Infantil e Juvenil 2016 tem fórmula e clubes definidos
Por FBF
Publicado em 19/08/2016, às 18h54
Tudo pronto para a bola rolar em mais uma competição do futebol da Bahia, um campeonato já famoso por apresentar aos torcedores as novas e futuras promessas dos seus times. Na tarde desta sexta-feira (19), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os clubes realizaram o Conselho Técnico do Baianão Infantil e Juvenil 2016.
Na reunião foram definidos todos os detalhes dos certames, como regulamento, tabela entre outros assuntos necessários. Participarão do Estadual, em ambas as categorias, Bahia, Vitoria, ABB, Astro, Leônico, Catuense, Jacuipense, Pituaçu e Redenção.
Com nove participantes, desta vez a competição terá apenas um grupo na primeira fase, em fórmula escolhida através de votação, por oito votos a um. Todas as nove equipes ficarão no Grupo 1 e se enfrentarão em jogos apenas de ida. Avançarão para a segunda fase, de quartas de final, as oito melhores colocadas da fase de grupos.
Na segunda fase, as oito classificadas serão divididas em quatro grupos de duas cada, na seguinte formação: Grupo 2 (1º x 8º), Grupo 3 (2º x 7º), Grupo 4 (3º x 6º) e Grupo 5 (4º x 5º). Os confrontos serão realizados no sistema de ida e volta e ascenderão para a terceira fase, de semifinal, as primeiras colocadas de cada grupo.
Na semifinal, dois novos grupos serão formados: Grupo 6 ( 1º do GR 2 x 1º do GR 4) e Grupo 7 (1º do GR 3 x 1º do GR 5). Novamente serão realizados duelos de ida e volta e os vencedores de cada grupo farão a decisão do título e dois jogos, de ida e volta. Já as equipes derrotadas na terceira fase disputarão o terceiro lugar em jogo único.
Com apenas jogos de ida na primeira fase, o único classico BAVI teve seu local de participação definido por meio de sorteio. O Vitória acabou vencendo a disputa com o Bahia e será mandante do clássico da fase de classificação.
Já em relação ao tempo de duração das partidas, a FBF manteve os 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos, para a categoria Sub-17 (Juvenil), e os 70 minutos, divididos em dois tempos de 35 minutos cada, para a categoria Sub-15 (Infantil).
O Baianão Infantil e Juvenil será iniciado no dia 7 de setembro. Já o encerramento da competição, quando será conhecido o campeão, em ambas as categorias, acontecerá no dia 26 de novembro.
A reunião foi comandada pela diretora técnica da entidade, Taíse Galvão, e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim. Já as agremiações foram representadas por seus presidentes e diretores.
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio
Time abandona partida de futebol após árbitro se negar a checar lance no VAR; veja vídeo
Botafogo terá desfalques importantes para duelo contra o Bahia
Próximo adversário do Vitória perde invencibilidade como mandante após 21 jogos
Daniel Barbosa fala sobre o Movimento Vitória SAF e suas propostas