9x9? Saiba números do clássico Ba-Vi no Brasileirão Série A
Por Douglas Santana / BNews
Publicado em 19/04/2024, às 14h56O Estádio Manoel Barradas, o Barradão, será palco de mais um clássico Ba-Vi na temporada 2024. O duelo de número 498 entre os dois principais times do estado será válido pela 3ª rodada do Brasileirão Série A e voltará acontecer na elite do futebol brasileiro após seis anos.
Na história, o primeiro clássico em Campeonatos Brasileiros foi disputado na década de 70, com um amargo 0 a 0 em 12 de novembro de 1972, na Fonte Nova. 58 mil torcedores tricolores e rubro-negros presenciaram o duelo. Ao todo, foram 30 partidas disputadas na Série A.
Veja os números:
*Fonte: ge.globo/ba
A primeira vitória em clássicos na elite foi do Leão da Barra, em 1973, quando Mário Sérgio balançou as redes em jogo disputado na Fonte Nova. Quatro anos depois, no ano de 1977, o Bahia venceu pela primeira vez. O antigo Estádio Octávio Mangabeira – nome de batismo da antiga Fonte Nova - foi o único palco dos Ba-Vis em Brasileiros até 3 de novembro de 2002.
Após isso, o Vitória passou a mandar seus jogos no Barradão. E a nova casa deu sorte, pois no ano que o Brasil foi penta o Leão quebrou uma sequência de cinco clássicos sem vencer na Série A, vencendo o Bahia por 1 a 0.
Invencibilidade no Barradão
Inclusive, o Rubro-negro nunca perdeu para o Esquadrão em Ba-Vis da elite disputados no Estádio Manoel Barradas. São quatro partidas, com duas vitórias do Leão da Barra e dois empates.
Fazendo recorte do Brasileirão em pontos corridos, Bahia x Vitória se enfrentaram em apenas cinco oportunidades: 2003, 2013, 2014, 2017 e 2018. Nos números, o Bahia leva vantagem no confronto.
Confira o Raio-X do clássico em pontos corridos:
*Fonte: ge.globo/ba
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio
Time abandona partida de futebol após árbitro se negar a checar lance no VAR; veja vídeo
Botafogo terá desfalques importantes para duelo contra o Bahia
Próximo adversário do Vitória perde invencibilidade como mandante após 21 jogos
Ceni celebra bom desempenho do Bahia longe de Salvador: "Hoje somos mais duros fora de casa"