Na reta final da Série B, Guto espera "guinada" do Bahia pelo acesso

Na reta final da Série B, Guto espera "guinada" do Bahia pelo acesso

Imagem Na reta final da Série B, Guto espera "guinada" do Bahia pelo acesso

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 13/10/2016, às 18h20

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Faltam oito jogos para o encerramento da Série B do Brasileirão. A dois pontos do G-4, o Bahia segue firme na briga pelo acesso à Série A.

Nesta sexta-feira (14), o Tricolor fará mais um confronto de seis pontos, desta vez contra o Brasil (RS), adversário direto na disputa pela classificação. Por isso, nesta quinta (13), o técnico Guto Ferreira destacou a importância de a equipe superar as dificuldades e engrenar de vez nesta reta final.

"Quando você escorrega, como escorregamos contra o CRB, são experiências assimiladas para o grupo novo. Os jogadores já passaram essa experiência em algum lugar, mas não passaram juntos. E será que passaram? Tem uma série de situações que só o momento é quem diz. Mas não adianta ficar chorando, porque foi uma opção para se qualificar. Se quisermos chegar, precisamos assimilar todas as experiências e ultrapassar obstáculos, para que possamos, sim, dar essa guinada, porque, se não dermos essa guinada, não vamos atingir o objetivo final. E esse é o momento, porque é o momento que resta, não tem outro", disse.

O treinador ainda ratificou a importância do comprometimento dos atletas. "A gente diz que não tem comprometimento de 99%. Ou você está comprometido ou não está. Quem está não mede esforços para colher resultado positivo. Quem não está, ele fica medindo e, mesmo com a pauta principal, ele não consegue dar o melhor, porque ele enxerga muito mais "ele" do que o “nós”. E isso não serve para nós. Tem que ter a consciência de que o mais importante é o Bahia. Isso acontece diariamente. A gente cobra, eles entendem e hoje se cobram também. Hoje, no grupo do Bahia, quem não consegue pensar dessa maneira, o próprio grupo cobra de maneira forte, e até, com o tempo, vai encostando, porque comportamento gera desempenho qualificado, que gera resultado importante, que gera objetivo alcançado. O importante não é o Guto. Guto nessa história toda é só um mentiroso. Eles são importantes. Nós só estamos aqui mostrando um caminho. Às vezes eles têm dúvida de que esse caminho é o certo, por isso dizemos que é mentira. E na hora que ele acredita naquela mentira, que na verdade não é mentira, a gente só está pegando o jargão para fazer humor, ele acaba transformando em verdade, e aí a coisa acontece".

O comandante também lembrou da importância da torcida e alfinetou aqueles que insistem com críticas exageradas e maldosas, principalmente em redes sociais, neste momento de decisão para o clube. "Esse perfil de torcedor não é o perfil do torcedor do clube. Isso aí é um frustrado em algum seguimento da sua vida, que utiliza de um nome, muitas vezes fake, se utiliza de um espaço para não informar nada para ninguém, para dizer através daquele espaço que sabe, mas ele só está atrapalhando. O torcedor mesmo, aquele cara que sabe, ele não entra com uma conotação pejorativa. O cara de caráter vem e faz o tipo de comentário de uma maneira veemente, nos espaços que lhe são dados para poder tecer uma crítica construtiva. Existem críticas construtivas e destrutivas. A destrutiva soma o quê? Se você é torcedor, com uma crítica destrutiva, você está visando destruir o seu clube. Aquele cara que não consegue se perceber e utiliza esse espaço para fazer esse tipo de comentário tem que refletir mais, se ele realmente é torcedor, se é realmente apaixonado, ou se está ali só para aparecer, para chamar atenção para ele. E isso, tanto torcedor quanto a mídia, tem que saber fazer essa leitura, porque às vezes se utiliza de estatística, ocupando espaço para fazer esse tipo de coisa e destruindo um trabalho que pode estar num momento de se equilibrar, e acaba gerando uma pressão que, para aquele momento, não é capaz de suportar, e se perde todo o trabalho até ali por um momento de instabilidade no futebol. Você joga tempo e dinheiro fora e depois fica reclamando que os clubes não têm dinheiro, que assinaram contrato com A, com B, com C, e não têm dinheiro para honrar, e é reflexo de situações como essa".

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PSG e ONG Combatem Racismo Após Incidente no Emirates - Getty Imagens

Manchester United Conquista Vitória Confortável na Semifinal - Getty Imagens

Reprodução

Vitória Enfrenta Maratona de Jogos em Maio - Victor Ferreira/BNews

Motivo da indignação foi a marcação de um pênalti nos minutos finais do duelo - Sloboda Tuzla/Divulgação

Ceará sofre derrota em casa na Copa do Brasil - Cesar Greco/Palmeiras

Bahia conquista quarta vitória seguida com gol de Cauly - Letícia Martins/ECB

Renato Paiva retorna à Fonte Nova como técnico do Botafogo

Palmeiras desmente rumores sobre Abel na Seleção Brasileira - Divulgação

Desfalques do Botafogo: Gregore e Barboza Suspensos - Divulgação

Ver mais Notícias