TV RÁDIO
Buscar

Ypiranga completa 106 anos de fundação

Autor(a): Redação Galáticos Online em 07 de Setembro de 2012 08:38

Uma das grandes forças do futebol baiano, o Esporte Clube Ypiranga está em festa nesta sexta-feira (7). O Mais Querido completa 106 anos de fundação.
 
A história de sucesso e glórias do clube centenário no futebol baiano é de dar inveja. O aurinegro é a terceira agremiação mais vitoriosa de todo o Estado, atrás apenas de Bahia e Vitória.
 
São dez campeonatos baianos (1917, 1918, 1920, 1921, 1925, 1928, 1929, 1932, 1939 e 1951), dos quais oito acompanhados do título do Torneio Início (1919, 1922, 1929, 1933, 1947, 1956, 1959 e 1963) e duas vezes campeão da 2ª divisão (1983, 1990). Além disso, a Vila Canária ainda ostenta na sala de troféus a taça de campeão do Nordeste, em 1951.  

 
A trajetória do Ypiranga no futebol iniciou-se no século XX, quando jovens excluídos da sociedade por razões étnicas, sociais e econômicas, além de apaixonados pelo esporte, fundaram primeiramente o Sport Club Sete de Setembro, em meados de 1904. Dois anos depois fizeram surgir o Esporte Clube Ypiranga, nome escolhido por causa da conjuntura nacional do momento.
 
Donos de torcedores ilustres como os escritores e poetas Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro, a sempre homenageada beata Irmã Dulce, músicos como Carlos Larcerda e João Gilberto, o Mais Querido ainda revelou para o Brasil grandes craques, como os atacantes André Catimba e Apolinário Santana.

 
Para celebrar os serviços prestados ao futebol baiano e brasileiro, a diretoria aurinegra realiza uma grande festa na Vila Canária. A partir das 12h desta sexta, artistas como Ile-Ayê, Olodum, Filhos de Gandhy, Bambeia, Gerônimo e Cortejo Afro farão os torcedores e simpatizantes do clube dançarem num grande show.
 
O evento, que levou o nome de "Tambores para o Ypiranga", tem ingressos aos preços de R$ 10h, individual, e R$ 16, a casadinha.
 
Para o presidente Emerson Ferreti, que luta para levar o time soteropolitano de volta à elite do futebol do Estado – em 2012 bateu na trave e foi eliminado nas semifinais da 2ª Divisão – a festa será mais uma oportunidade para o povo baiano contribuir com renascimento de um dos clubes mais queridos da Bahia.
 
“O aniversário do clube é importante e merece ser comemorado por todos que gostam do clube. E por isso a diretoria fez um grande esforço para que o evento encha de orgulho os Ypiranguenses e conta com a participação de todos que gostam do futebol baiano, pois é uma forma de ajudar o clube nesse projeto de retorno”, explicou o dirigente.

O mandatário completou destacando os investimentos que fez nos seus dois anos e oito meses de gestão para colocar o aurinegro no seu devido lugar. "O Esporte Clube Ypiranga hoje é uma realidade. A torcida está voltando, tem projetos, disputa campeonatos oficiais em três categorias, apoia outros esportes, apoia a arte, busca um relacionamento próximo a comunidade do seu entorno, faz eventos, não tem dívida na Justiça do Trabalho, tem marcas fortes e conhecidas como parceiros, joga no mais moderno estádio da Bahia, paga os salários em dia, tem um site moderno com média de 20 mil acessos/mês e acessado por internautas de vários lugares do mundo, tem credibilidade, tem mídia, tem vários departamentos funcionando, há respeito, tem cores lindas, tem amigos, tem alma e tem encanto", concluiu Ferreti.

Fotos: Site Oficial e Erik Salles / Ag. Servphoto
Fonte: FBF
Foto banner: Roberto Viana / Bocão News


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade