Bahia e Grêmio se enfrentam em Porto Alegre com objetivos opostos na Série A

Na 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, Grêmio e Bahia se enfrentam com objetivos opostos, em busca de pontos cruciais na tabela.

Reprodução / EC Bahia

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 25/05/2025, às 08h00

Compartilhe

Na manhã deste domingo (25), às 11h (de Brasília), Grêmio e Bahia entram em campo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de dividirem o apelido de "tricolores", os dois clubes vivem realidades distintas na competição e chegam ao confronto com objetivos bem diferentes.

Em boa fase, o Bahia tenta manter o embalo para se consolidar no grupo dos primeiros colocados. A equipe comandada por Rogério Ceni venceu na última rodada da Série A e conquistou a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil ao eliminar o Paysandu no meio da semana. Com 15 pontos, o Esquadrão ocupa a sexta colocação e mira uma vaga no G-4.

Já o Grêmio atravessa um momento de instabilidade. O clube gaúcho, que vem de derrota no Brasileirão e eliminação na Copa do Brasil, ocupa o 17º lugar na tabela, com apenas nove pontos. O duelo diante da torcida em Porto Alegre é visto como fundamental para a reação da equipe, que luta para sair da zona de rebaixamento.

Escalações e desfalques

No Bahia, Rogério Ceni deve escalar força máxima, após poupar os principais atletas no meio da semana. O único desfalque confirmado é o volante Jean Lucas, suspenso. Para a vaga, três jogadores disputam a titularidade: Rodrigo Nestor, Acevedo e Michel Araujo. A provável escalação tem: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Rodrigo Nestor (ou Acevedo ou Michel Araujo) e Everton Ribeiro; Cauly, Erick Pulga e Luciano Rodríguez (ou Willian José).

O time ainda não conta com Arias e Ademir, que estão em fase de transição física, além de Erick, Kanu e Rezende, lesionados. Gilberto e Ademir estão pendurados.

Do lado gremista, o técnico Mano Menezes também lida com baixas importantes. Monsalve, com lesão muscular, está fora. Jemerson, suspenso, força a formação de uma zaga canhota com Kannemann e Wagner Leonardo — dupla que esteve em campo na eliminação para o CSA na Copa do Brasil. João Pedro deve retornar à lateral direita. Gustavo Martins voltou aos treinos, mas ainda sem condições ideais de jogo.

A dúvida principal está no setor ofensivo, com Cristaldo e Arezo disputando uma vaga, o que pode mudar o perfil tático do time. A provável escalação do Grêmio tem: Tiago Volpi; João Pedro, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti, Cristian Olivera, Cristaldo (ou Arezo) e Amuzu; Braithwaite.

Arbitragem e contexto

O árbitro Anderson Daronco comanda a partida, com assistência de Tiago Augusto Kappes Diel e Mauricio Coelho Silva Penna. O árbitro de vídeo será Paulo Renato Moreira da Silva Coelho. Todo o quarteto é do Rio Grande do Sul.

O confronto acontece em meio a uma semana decisiva para ambos os clubes em competições continentais. Na quarta-feira, o Bahia encara o Internacional em busca da vaga nas oitavas da Libertadores. Na quinta, o Grêmio enfrenta o Sportivo Luqueño com chances de avançar diretamente às oitavas da Copa Sul-Americana.

BahiaCopa do BrasilSérie AGrêmioLibertadoresG-4Rogério CeniCampeonato Brasileirozona de rebaixamentoCopa Sul-Americanaanderson daroncoArena do grêmio

Leia também