Técnico tem usado formação com três zagueiros
Por Tácio Caldas / BNews
Publicado em 04/12/2024, às 18h00Desde que o treinador Thiago Carpini passou a adotar um esquema que, no papel, é mais defensivo, o Esporte Clube Vitória passou a fazer ótimas apresentações. Este é o caso do esquema com três zagueiros com o uso de Neris, Edu e Wagner Leonardo.
Esse trio já sofreu gols nesta Série A, mas seguem invictos no certame nacional. São três jogos, dois empates e uma vitória. As partidas foram contra o Atlético-MG, Botafogo e Fortaleza. Agora, a tendência é que o treinador paulista, que comanda o Leão da Barra repita a estratégia contra o Grêmio.
Segundo dados coletados pelo Arena Rubro-Negra, o Rubro-Negro iniciou as partidas com três zagueiros em cinco jogos dos 36 desse Brasileirão. Três deles foram nessa reta final da Série A e dois deles no 1º turno. Contudo, neste caso em específico, a formação foi feita por uma improvisação. Ou seja, o Colossal usou jogadores de outras posições para suprir a necessidade do sistema.
Diante do RB Bragantino, Rodrigo Andrade, Wagner Leonardo e Reynaldo formaram a zaga do Leão. Já contra o Grêmio, Willean Lepo, Bruno Uvini e Wagner Leonardo foram os titulares. Nesses dois duelos, o Vitória acabou sendo derrotado.
Nos últimos jogos, Carpini voltou a escalar o Vitória com três zagueiros e conquistou quatro pontos. Se considerarmos o duelo contra o Galo, foram cinco pontos em nove disputados. Tudo isso fez com que o Colossal atingisse um aproveitamento de 78% atuando com esse esquema de três zagueiros neste 2º turno.
Com Matheuzinho lesionado para a partida dessa quarta-feira (04) e para o duelo do domingo (08) contra o Flamengo, como sobredito, a estratégia deve ser repetida. Carpini deve usar, mais duas vezes o esquema com três zagueiros.
Em noite chuvosa, Bahia bate o Botafogo e arranca no Brasileirão
Vitória sofre derrota para o Ceará e entra na zona de rebaixamento do Brasileirão
Fábio Mota surpreende ao revelar andamento da SAF do Vitória: "última reunião"
Carpini lamenta segundo tempo ruim em derrota para o Ceará: "Voltamos desorganizados"
CBF teria pago mais de R$ 2 milhões para coronel em troca de acordo para manter Ednaldo no cargo
Caiu! Clube da Série A demite técnico após derrota nova Brasileirão; confira