Por Thiago Teixeira / BNews
Publicado em 30/04/2025, às 18h00O polêmico “vazamento” da camisa número dois da Seleção Brasileira com a cor vermelha pode virar alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado Federal. A ideia tem ganhado força nos corredores do Congresso Nacional, sendo entoada, principalmente, por parlamentares bolsonaristas.
Caso saia do papel, a ideia é que o próprio presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, seja convidado a depor. Os senadores devem votar um convite para o baiano ao longo das próximas semanas. Os parlamentares alegam que a alteração pode carregar simbolismos políticos, sobretudo, em um ano eleitoral.
Vale lembrar que o deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS), resolveu criar um projeto de lei para "proibir" o uso das novas cores. A ideia do parlamentar é que todos os envolvidos com seleções, sejam eles equipes e/ou atletas, usem uniformes nas cores da bandeira do Brasil.
Na visão dos bolsonaristas, a camisa da Seleção, por representar um dos principais símbolos nacionais, estaria sendo usada como instrumento político — com a cor vermelha fazendo alusão ao Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do presidente Lula. O senador Magno Malta (PL-ES) acredita que a escolha da cor vermelha vai afastar a torcida da Seleção.
Se a Seleção Brasileira já não encanta, não chama mais a atenção de ninguém, se ela já não consegue lotar estádios, façam a camisa vermelha e vocês verão os estádios vazios”, disparou o senador.
A possibilidade da segunda camisa do Brasil para a Copa do Mundo de 2026 ganhou força ao longo da última semana nas redes sociais, após um suposto vazamento — o que gerou críticas de diversas personalidades, como o narrador Galvão Bueno.
O time do Brasil já usou o uniforme vermelho em outras ocasiões: em 1917 e 1936. O senador Cleitinho (Republicano-MG), também reagiu à decisão, acusou a CBF de permitir interferência política e ideológica, e pediu uma CPI para investigar o presidente da entidade.
A Copa do Mundo é feita por seleções. As seleções são representadas pela sua bandeira. A bandeira do Brasil tem vermelho? Tem tudo a ver com política. Ano que vem é Copa do Mundo e é ano eleitoral. Eles querem fazer politicagem acabando com uma tradição. E aí eu pergunto: cadê você, presidente da CBF? Vai permitir isso? Pois então vamos pedir uma CPI para investigar”, bradou o parlamentar.
Por meio de nota, a CBF afirmou que as imagens divulgadas dos supostos uniformes não são oficiais e que a nova linha de uniformes para a Copa do Mundo ainda vai ser definida. Vale lembrar que, de acordo com o estatuto da entidade, as cores da Seleção devem seguir os padrões da bandeira nacional, salvo em ocasiões comemorativas.
Daniel Barbosa fala sobre o Movimento Vitória SAF e suas propostas
De saída do Cruzeiro, Dudu entra na mira de gigantes da Série A; confira
Preço médio de ingresso dos jogos do Vitória é o 18° mais caro da Série A; Bahia aparece próximo
Copa do Brasil: Bahia visita o Paysandu pelo duelo de ida da terceira fase
BOMBA! Ancelotti não será treinador da Seleção Brasileira
Fatal Model pode ser afetada com PL que proíbe propagandas de acompanhantes nos estádios; entenda