Fã de tênis, Papa Leão XIV tem encontro com o número 1 do tênis mundial; assista

O Papa Leão XIV, fã de tênis, se reuniu com o número um do mundo, Jannik Sinner, em um encontro que destacou a paixão pelo esporte

Reprodução/Vatican Media

Por Maurício Viana/Bnews

Publicado em 14/05/2025, às 13h52

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

papa Leão XIV se encontrou na manhã desta quarta-feira (14) com o número 1 do tênis mundial, Jannik Sinner. O Santo Padre é fã do esporte e teve a oportunidade de dialogar com Sinner, que está participando do Campeonato Internacional de Roma.

De acordo com o Vatican News, Sinner afirmou se sentir “muito honrado” em conhecer um papa que nunca escondeu sua paixão pelo tênis. Estiveram presentes também os pais do atleta, Hanspeter e Siglinde, além de Angelo Binaghi, presidente da Federação de Tênis e Padel (FITP), que entregou ao papa um cartão de membro honorário com seu nome.

O papa também parecia interessado e bem informado sobre o andamento da partida, que está sendo disputada no Estádio Olímpico de Roma, onde Sinner chegou às quartas de final. O pontífice perguntou a Sinner sobre os jogos, e o atleta contou: "Agora estamos no jogo. No início do torneio foi um pouco difícil, mas agora, com três partidas ganhas, estamos ganhando ritmo." O papa, então, desejou-lhe “coragem”.

O encontro ocorreu dois dias após o papa ter se encontrado com representantes da imprensa mundial, quando um jornalista sugeriu que o pontífice participasse de uma partida beneficente de tênis e comentou: "Eu levo o Agassi." O papa, ao responder, expressou certo temor ao dizer: "Boa ideia, só não me traga o Sinner," como se insinuasse que não teria vez ao jogar contra o número 1 do esporte, que tem 23 anos.

O presidente da FITP expressou sua alegria ao ver a interação entre Sinner e o papa. "Encontramos um verdadeiro Papa tenista, um tenista apaixonado, um tenista praticante, um tenista informado sobre o que está acontecendo aqui no torneio internacional BNL d'Italia, em Roma. Foi uma surpresa muito agradável", comentou Binaghi à imprensa vaticana. Ele também disse que o papa "elogiou várias vezes Jannik e todos os nossos outros jovens pela mensagem que conseguem transmitir, especialmente fora das quadras, com sua simplicidade, seu respeito pelos adversários. É uma mensagem de solidariedade, de inclusão, de amizade. Eles são autênticos portadores de paz, e acredito que isso seja a coisa mais importante para nós também", afirmou.

O papa costumava jogar tênis no Peru com alguns sacerdotes, incluindo seu atual secretário Edgar Rimaycuna Inga, como forma de manter seu “bom backhand”, embora se considere “amador”. A prática foi interrompida após seu retorno da missão no país, quando passou a ter poucas oportunidades de jogar.

Jannik Sinner também expressou sua felicidade ao saber da paixão de Leão XIV pelo esporte, dizendo, após vencer Jesper de Jong no Campeonato Internacional de Roma: "Ouvi dizer que ele jogava quando era criança e, para nós, tenistas, é bom saber que o papa gosta do nosso esporte."


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Leandro Couri

Reprodução/X

Reprodução/Vatican Media

Mustafa Tambuc

Reprodução

Divulgação

Divulgação/CBF

Victor Ferreira/ E.C Vitória

Divulgação/Real Madrid

Letícia Martins/Bahia

Ver mais Notícias