Lançado projeto esportivo que beneficia moradores do Subúrbio de Salvador

Lançado projeto esportivo que beneficia moradores do Subúrbio de Salvador

Imagem Lançado projeto esportivo que beneficia moradores do Subúrbio de Salvador

Por Secom

Publicado em 23/01/2016, às 10h22

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Uma iniciativa que oferece aulas gratuitas de nove modalidades esportivas para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O projeto ‘Esporte e Lazer: Inclusão que Transforma’ (ELIT), lançado oficialmente hoje (22) pelo Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS), abriu mais um caminho para quem mora no Subúrbio Ferroviário de Salvador e tem vontade de praticar uma atividade física. A abertura contou com a apresentação de algumas modalidades que serão oferecidas nos próximos meses e reuniu dezenas de pessoas no Centro de Referência do Parque São Bartolomeu, em Plataforma.

Com o apoio financeiro e supervisão da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto utiliza os espaços do Parque São Bartolomeu – local reformado em 2014 pelo Governo do Estado –, do Centro de Cultura e Cidadania Pirajá, da Igreja Nova Vida e do campo e da quadra do Bambu (esses últimos, no bairro de Rio Sena). As nove modalidades são: futsal, basquete, vôlei, futebol, handebol, capoeira, boxe, karatê e ginástica.

Para a aposentada de 77 anos, Eliana Firmino, o fato de ter atividades no parque é uma oportunidade para a população aproveitar melhor o espaço. Ela mora no local há 35 anos e se matriculou na aula de ginástica para adultos e idosos. “Eu resolvi fazer parte do nosso parque. Quando eu cheguei aqui, não tinha nada, era um caminho apenas. Hoje em dia, nós temos um lazer muito superior ao que era. Estou gostando muito das atividades e estou aproveitando tudo. Fora isso, o fato de recolher as crianças para não ficar na marginalidade é uma coisa maravilhosa”, disse.

O projeto integra o conjunto de estratégias do programa Pacto pela Vida, uma ação de Governo que tem por objetivo principal a promoção da paz social. Apenas pelo ELIT, são 1.400 disponibilizadas e, destas, cerca de 450 já foram ocupadas. Além dele, outros 19 projetos vêm sendo executados na capital e no interior, atendendo a pessoas de diversas faixas etárias, todas em situação de vulnerabilidade social.

Para implementar sua execução, a Sudesb conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep). Somados, os 20 projetos beneficiam a quase 20 mil pessoas, em um investimento de cerca de R$ 10 milhões. A durabilidade de cada convênio é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

“Esses projetos atuam em áreas de vulnerabilidade social, casados com as ações do Pacto Pela Vida. Esse tipo de ação, na ponta, funciona como um antídoto para a ociosidade de muitos jovens e crianças. A gente sabe que um garoto desse, ao sair de casa no contraturno escolar para participar de atividades – sejam esportivas ou de lazer –, com certeza diminui sua possibilidade de risco social. Além disso, ele passa a ser, na comunidade, uma referência para outros garotos e acaba atraindo-os também para as atividades”, explica o diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Márcio Lima.

Com exceção da ginástica, ainda há vagas para modalidades e as inscrições seguem abertas. Os interessados devem comparecer de segunda a sexta-feira, de 9h às 11h30 e de 13h30 e às 17h, na sede do MCPS (Rua São Bartolomeu, nº 1190), no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá (no bairro de Pirajá) ou na Padaria Panigel (no bairro de Rio Sena), local onde foi montado um espaço para atendimento ao público interessado. É preciso levar uma fotografia 3x4, além do registro de identidade (RG) e do CPF e, no caso de menores de idade, apresentar RG e CPF do responsável.

Confira as modalidades, de acordo com os locais:

Parque são Bartolomeu – ginástica, karatê, boxe, futebol e vôlei
Centro de Cultura e Cidadania Pirajá – boxe, karatê, capoeira, ginástica, handebol, basquete e futebol
Igreja Nova Vida e no campo e quadra do Bambu – boxe, futebol, ginástica e vôlei

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reprodução/Cruzeiro

Wander Roberto / CBV

Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução / Náutico

Divulgação / Sporting

Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Gilvan de Souza/Flamengo

Reprodução/TV Vasco

Divulgação / Barcelona

Gilvan de Souza/Flamengo

Ver mais Notícias