Conmebol aplica punições contra o Cerro Porteño após ato racista com Luighi

Conmebol aplica punições contra o Cerro Porteño após ato racista com Luighi

Divulgação

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 09/03/2025, às 13h30

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

O Cerro Porteño foi multado pela Conmebol em US$ 50 mil (cerca de R$ 290 mil) e jogará as partidas com portões fechados como punição ao racismo dos torcedores paraguaios contra Luighi, em partida pela Libertadores sub-20. A decisão foi publicada neste domingo e ainda cabe recurso. Jorge Achucarro, treinador da equipe paraguaia, também foi suspenso por duas partidas da competição.

O pagamento da multa deverá ser feito em até 30 dias e punição de jogar com os portões fechados é válida somente para a Libertadores, onde ocorreu o caso de injúria racial. Além disso, o Cerro também deverá publicar, em suas redes sociais, uma campanha de conscientização e de combate ao racismo. Todos os jogadores sub-20 da equipe devem participar da campanha.

O clube paraguaio foi enquadrado em três artigos do código disciplinar da Conmebol e pode recorrer da decisão em até sete dias, a partir de sua publicação. Neste domingo, encara o Blooming, em seu estádio, a partir das 19h.

Já o caso de Achucarro, que foi punido por "comportar-se de forma ofensiva, ultrajante ou fazer declarações difamatórias de qualquer natureza" e "insultar, de qualquer forma e por qualquer meio, a Conmebol, suas autoridades, funcionários", recebeu dois jogos de suspensão, sem possibilidade de recurso.

Palmeiras não concorda com punição

O Palmeiras não concordou com a punição. Em nota, o time afirmou que “com exceção da medida educativa adotada (campanha antirracista nas redes sociais do clube infrator), tratam-se de penas inócuas diante da gravidade dos fatos ocorridos e, portanto, insuficientes para combater os reiterados casos de discriminação racial no futebol sul-americano.”

O time alviverde afirmou ainda que as punições, ao invés de coibirem atos de racismo, “demonstram a conivência das entidades com um crime que vem se repetindo incessantemente, bem como a falência de um sistema penal incapaz de punir com o rigor necessário os crimes de racismo cometidos dentro de campo e nas arquibancadas.”

A nota reitera que o time acionará as entidades máximas do futebol mundial “e levará o episódio às últimas instâncias para que o futebol sul-americano possa, enfim, tornar-se um ambiente de tolerância zero ao racismo.” “As lágrimas do atacante Luighi não serão em vão!”, finaliza.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PSG e ONG Combatem Racismo Após Incidente no Emirates - Getty Imagens

Manchester United Conquista Vitória Confortável na Semifinal - Getty Imagens

Reprodução

Vitória Enfrenta Maratona de Jogos em Maio - Victor Ferreira/BNews

Motivo da indignação foi a marcação de um pênalti nos minutos finais do duelo - Sloboda Tuzla/Divulgação

Ceará sofre derrota em casa na Copa do Brasil - Cesar Greco/Palmeiras

Bahia conquista quarta vitória seguida com gol de Cauly - Letícia Martins/ECB

Renato Paiva retorna à Fonte Nova como técnico do Botafogo

Palmeiras desmente rumores sobre Abel na Seleção Brasileira - Divulgação

Desfalques do Botafogo: Gregore e Barboza Suspensos - Divulgação

Ver mais Notícias