Atraso do goleiro na reposição de bola será punido com escanteio a partir da próxima temporada
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 02/03/2025, às 09h30A International Football Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol, anunciou neste sábado (1º) que os goleiros que mantiverem a posse da bola por mais de oito segundos serão punidos com um escanteio para o time adversário a partir da próxima temporada. A medida visa coibir atrasos dos goleiros na reposição de bola.
Pelas regras atuais, a equipe do goleiro que segurar a bola por mais de seis segundos deve ser punida com um tiro livre indireto.
"A mudança de regra significa que se o goleiro segurar a bola por mais de oito segundos (com os árbitros usando uma contagem regressiva visual de cinco segundos), o árbitro marcará escanteio para o time adversário (e não o tiro livre indireto atual por mais de seis segundo), explicou o órgão após reunião anual em Belfast, na Irlanda do Norte.
Na atual temporada, a nova norma que permite oito segundos de posse foi testada em várias competições. Nas partidas em que foram feitos testes, o árbitro mostrava com a mão a contagem regressiva dos últimos cinco segundos.
Com a aprovação do órgão, a nova regra será utilizada no Mundial de Clubes de 2025, que começa no dia 15 de junho.
Além da medida anunciada hoje, a entidade também apoiou o novo plano da Fifa para os que os árbitros carreguem câmeras durante a Copa do Mundo de 2026 como parte da transmissão ao vivo dos jogos.
Técnico do Vasco detona jogador do clube: “Você gosta, eu não gosto”
Renato Paiva se declara ao Bahia antes de reencontro na Fonte Nova
Vitória terá sequência de sete jogos em 15 dias durante o mês de maio
Botafogo terá desfalques importantes para duelo contra o Bahia
Time abandona partida de futebol após árbitro se negar a checar lance no VAR; veja vídeo
Botafogo-PB x Flamengo tem maior renda da história do futebol nordestino