Wilson Seneme estava no comando da Comissão de Arbitragem desde abril de 2022
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 13/02/2025, às 18h30A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quinta-feira (13), a demissão de Wilson Seneme do cargo de presidente da Comissão de Arbitragem. A decisão ocorre após quase três anos de sua gestão e em meio a crescentes críticas ao desempenho da arbitragem no futebol brasileiro.
Durante uma transmissão ao vivo pela CBF TV, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, comunicou a criação de um "Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais" para gerir o quadro de árbitros do país. Segundo Ednaldo, o novo órgão será composto por profissionais de renome internacional e integrantes do futebol brasileiro. Entre os nomes anunciados estão os ex-árbitros Néstor Pitana (Argentina), Nicola Rizzoli (Itália), Sandro Meira Ricci, Luiz Flávio de Oliveira e Rodrigo Martins Cintra, além dos ex-auxiliares Marcelo Van Gasse e Fabricio Vilarinho.
Wilson Seneme, que estava no comando da Comissão de Arbitragem desde abril de 2022, não participou do anúncio de sua demissão. Durante a transmissão, Ednaldo Rodrigues agradeceu pelo trabalho realizado pelo ex-presidente da comissão, mas destacou que a nova estrutura busca descentralizar a gestão da arbitragem.
Outra novidade anunciada pela CBF foi a criação da Escola Nacional de Árbitros, que tem como objetivo capacitar profissionais da arbitragem. Além disso, Ednaldo Rodrigues revelou que a entidade trabalhará para regulamentar a profissão de árbitro de futebol, tornando-a oficial. Segundo ele, a CBF pretende apresentar ao Congresso Nacional, dentro de 24 meses, um projeto bem estruturado para a profissionalização da arbitragem.
As mudanças visam melhorar a qualidade da arbitragem no futebol brasileiro e responder às críticas recorrentes sobre erros em partidas. No entanto, detalhes sobre o funcionamento do novo comitê consultivo ainda não foram esclarecidos.
Reencontrando Léo Condé, Vitória visita o Ceará para desgarrar da zona do perigo no Brasileirão
Ex-Bahia decepciona em clube português e deve ser emprestado
Fábio Mota surpreende ao revelar andamento da SAF do Vitória: "última reunião"
Frente a frente com Renato Paiva, Bahia recebe o Botafogo para manter embalo no Brasileirão
Al-Hilal anuncia rescisão contratual com o técnico Jorge Jesus
Pepê sofre lesão e desfalca o Vitória contra o Ceará