CBF divulga calendário do futebol masculino de 2025 com mudanças significativas

Com mudanças, estaduais serão mais curtos e Brasileirão deve se encerrar em Dezembro

Lucas Figueiredo/CBF

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 12/11/2024, às 14h00

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira, 12 de novembro, o calendário oficial do futebol masculino para o ano de 2025. Entre as principais novidades, destaca-se a antecipação do início do Campeonato Brasileiro da Série A, que, pela primeira vez, será disputado ao longo de 10 meses. A competição terá início em 29 de março e encerramento em 21 de dezembro, com o objetivo de se adaptar às paralisações programadas durante as Datas Fifa e o Mundial de Clubes da Fifa, que ocorrerá entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.

A mudança visa dar maior flexibilidade ao calendário, permitindo que as equipes possam se ajustar às interrupções previstas durante as Datas Fifa e, principalmente, ao Mundial de Clubes. Até o momento, Flamengo, Fluminense e Palmeiras já têm presença confirmada na competição internacional, enquanto o outro representante brasileiro será o vencedor da Libertadores de 2024, cuja final será disputada entre Atlético-MG e Botafogo no dia 30 de novembro deste ano.

Além disso, as datas dos campeonatos estaduais também foram alteradas devido à antecipação do Campeonato Brasileiro. A abertura das competições estaduais ocorrerá em 12 de janeiro de 2025, e as finais serão realizadas até o dia 26 de março do mesmo ano.

Outro ponto relevante no novo calendário é a implementação de um intervalo de pelo menos 48 horas entre o fim das Datas Fifa e os jogos do Campeonato Brasileiro para os clubes que tiverem jogadores convocados. Esse ajuste visa garantir o descanso necessário aos atletas após compromissos internacionais.

Em relação à Copa do Brasil, a CBF anunciou que as semifinais da competição serão realizadas aos finais de semana, adotando a mesma dinâmica que foi implementada nas decisões desde 2024. A mudança visa aumentar a visibilidade da competição e facilitar o acesso dos torcedores aos jogos decisivos.

A entidade também comunicou que será mantido o recesso de 30 dias para os jogadores após o fim da temporada atual, com uma pré-temporada de 14 dias. Além disso, será instaurado um recesso de 15 dias no meio da temporada de 2025, para as equipes da Série A, e uma inter-temporada de 14 dias no mesmo período, com o objetivo de garantir um melhor preparo físico para as equipes.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, destacou que as mudanças no calendário foram resultado de um intenso diálogo com federações, clubes e demais entidades do futebol nacional. “Conseguimos, com muito diálogo, fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação durante o Mundial de Clubes e ainda conseguimos manter as Datas Fifa sem jogos no calendário brasileiro”, afirmou Rodrigues.

Com essas modificações, a CBF espera otimizar o desempenho das equipes, melhorar a visibilidade das competições e proporcionar um calendário mais equilibrado para o futebol brasileiro.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Divulgação/Internacional


Ranking de Ingressos: Vitória em Posição Favorável - Victor Ferreira/ECV


Tricolor busca quarto triunfo consecutivo na temporada - Letícia Martins/ECB

Esporte Clube Vitória pode ser afetado por nova lei - Victor Ferreira/ECV

Confronto de tricolores foi disputado na tarde desta terça-feira (29), no Estádio do Canindé - Miguel Schincariol / São Paulo FC

Reprodução

Treinador italiano pode ter na mesa uma proposta milionária da Arábia Saudita - Reprodução/Instagram

Reprodução

Ver mais Notícias