Primo Rico do Bahia, Manchester City corre risco de ser rebaixado; entenda

Descenso pode ocorrer por situações extracampo

Reprodução / X

Por Redação BNews

Publicado em 22/08/2024, às 17h00

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Mesmo sendo o atual tetracampeão da Premier League, o Manchester City corre um sério risco de ser rebaixado para a segunda divisão inglesa. O descenso deve ocorrer não pelo desempenho dentro das quatro linhas, mas pelo extracampo.

O badalado clube inglês é acusado de ter cometido 115 violações das regras do "fair play financeiro" da Premier League, ou seja, a equipe treinada por Pep Guardiola vem sendo investigada por burlar as regras que as equipes que disputam o campeonato inglês devem seguir em relação às suas movimentações monetárias.

O City vem sendo acusado de inflar receitas de patrocínio, mascarar a verdadeira origem de suas fontes de renda e não detalhar informações financeiras. As supostas irregularidades teriam sido cometidas entre os anos 2009 e 2018. A investigação ainda está na fase de oitivas e exibição de provas, que deve durar aproximadamente dois meses e meio.

De acordo com o Daily Mail, o Manchester City pode ser severamente punido e ser obrigado a ser rebaixado e ter que disputar a Championship, a segunda divisão inglesa, o que não acontece desde a temporada 2001/2002.

Segundo um executivo da Premier League, que não quis se identificar, o City poder ser punido com a perda de até 80 pontos, o que tornaria o rebaixamento inevitável e pode fazer com que o clube dispute a Championship na temporada 2025/2026.

O City nega as acusações e vai apresentar os seus argumentos no julgamento. Além da perda de pontos, outra possível punição é a aplicação de multa milionária.

O clube já foi punido pela Uefa, entidade máxima do futebol europeu, por irregularidades em suas movimentações financeiras e ficou proibido de disputar competições continentais por duas temporadas, além de uma multa de 30 milhões de euros, aproximadamente R$ 185 milhões. A pena acabou não se efetivando após o City recorreu à Corte de Arbitragem do Esporte e ter vencido a causa.

A última vez que um clube foi punido com a perda de pontos ocorreu na temporada passada, quando o Everton foi acusado de ter burlado as regras de rentabilidade e sustentabilidade da Premier League, perdendo 8 pontos, e o Nottingham Forest, que perdeu 4 pontos por gastar mais que a sua capacidade permitia. Apesar da punição, as duas equipes conseguiram permanecer na Premier League.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pedro Zacchi/Agência Mirassol

Getty Imagens

Reprodução / EC Bahia

Reprodução / Internet

Rafael Rodrigues / EC Bahia

Reprodução

Letícia Martins / EC Bahia

Rafael Ribeiro/CBF

Reprodução/X

Reprodução

Ver mais Notícias