Por Redação Galáticos Online
Publicado em 27/08/2023, às 11h30A primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro foi encerrada no último sábado com todos os jogos da última rodada. Com isso, foram conhecidos os classificados e rebaixados da competição, além daqueles que permaneceram para o ano que vem.
Classificados:
Com a maioria já garantida antecipadamente, ficou apenas restando a definição das posições de cada um entre os oito primeiros. Operário-PR, Volta Redonda, Amazonas e Brusque, já haviam se classificado, mas terminaram nesta ordem, respectivamente.
Nas outras quatro vagas, ficaram: São José-RS, Botafogo-PB, Paysandu e São Bernardo-SP, também respectivamente. Este último travou uma batalha direta contra o Náutico, nos Aflitos, onde perderia a vaga para o Timbu, em caso de derrota, mas segurou o empate em 2 a 2 e eliminou os pernambucanos.
Com isso, conforme o regulamento da competição, agora os oito que avançaram serão divididos em dois grupos com quatro equipes para a disputa do Quadrangular Final, onde os dois primeiros de cada agrupamento conquistam o acesso à Série B, além dos líderes disputarem a final do campeonato. Visto isso, os grupos ficaram assim:
Quadrangular 1 (Grupo B):
Quadrangular 2 (Grupo C):
Manutenção na Série C:
Como apenas os quatro últimos são rebaixados, do nono colocado até o décimo sexto, os clubes garantiram que disputarão a competição novamente no ano que vem. São eles: Confiança, Náutico, Remo, CSA, Ypiranga-RS, Floresta, Aparecidense e Figueirense.
Rebaixados:
Duas equipes já estavam rebaixadas antes mesmo do encerramento da primeira fase, contudo, outras duas disputaram até o último jogo sua permanência. Com isso, Manaus, América-RN, Altos e Pouso Alegre foram rebaixados e disputarão a Série D em 2024.
Bahia SAF deseja Arena Fonte Nova, mas Governo tentou conceder outro estádio; entenda
Fábio Mota fala sobre fair play financeiro e afirma ser: “Único no Brasil que paga salários antecipados”
Santiago Arias se aproxima de retorno ao Bahia após lesão
Bahia mira renovação com Everton Ribeiro, referência técnica do time
Vitória é o único time da Série A que ainda não utilizou jogadores abaixo dos 23 anos em 2025
Liga Forte União emite exigências publicamente a CBF
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira