Potiguar é o 1º campeão na maior piscina do mundo de ondas artificiais
Por Agência Brasil
Publicado em 16/02/2025, às 19h00Primeiro surfista campeão olímpico na história, o brasileiro Ítalo Ferreira conquistou neste domingo (16) o título em Abu Dabhi, etapa no Oriente Médio que estreou este ano na Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês). Na final, o potiguar, campeão mundial em 2019, levou a melhor sobre o indonésio Rio Waida, com somatóio de 17.27 contra 14.50 obtido pelo asiático na maior piscina do mundo de ondas artificiais. O título na segunda etapa da WSL alçou o potiguar à liderança na temporada, com 16,085 pontos. Em segundo lugar está o havaiano Barron Mamiya (11,330) e em terceiro o paulista Miguel Pupo (9,490).
Emocionado, Ítalo saiu do mar nos braços dos torcedores e comemorou com a bandeira do brasil. “É estilo Senna aqui! Lancei um Senna ali na [onda de] esquerda. É um orgulho representar o Brasil, um país que tem grandes guerreiros, grandes histórias. Isso me motiva muito. Graças a Deus venci essa competição. É um campeonato [em piscina] que alguns anos atrás fiquei em segundo, e isso me motivou a vencer essa competição, me fez treinar muito mais, me dediquei 100% a isso. Fiquei muito grato por essa oportunidade”, dissse Ítalo ementrevista após o título em Abu Dhabi, referindo-se ao vice-campeonato na piscina Surf Ranch, na Califórnia (Estados Unidos), em 2023.
Ítalo sobrou logo no início da final, com notas 8.67 nas ondas para o lado direito, e 8.60 para o esquerdo. Já o adversário indonésio, obteve notas inferiores: 7.83 e 6.67.
Outros dois brasileiros surfaram neste domingo (16) nas ondas artificiais de Abu Dhabi mas pararam nas quartas de final, superados por australianos. O paulista Miguel Pupo perdeu para Ethan Ewing e o catarinense Yago Dora para Jack Robinson.
Na disputa feminina, quem levantou o tróféu foi a norte-americana Caitlin Simmers que totalizou 16.13 (8.67 + 7.43) na final contra a australiana Molly Picklun , com somatório de 15.70 (8.00 + 7.70).
A terceira de 11 etapas regulares da WSL será em Peniche (Portugal), com início em 15 de março.
Após polêmica com Bruno Uvini, Fábio Mota se pronuncia
Cuiabá entrará na CNRD por dívida referente à venda de jogador ao Vitória, diz jornalista
Vice da CBF cita contratação de Ancelotti para pedir saída de Ednaldo à Justiça
Ancelotti revela incômodo com anuncio antecipado da CBF: “Queria não ter essa coletiva hoje"
Time da Série A acerta a contratação do técnico Cláudio Tencati
Herói do último jogo, Kayzer não viaja com o grupo do Vitória
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira