Por Gabriel Bacelar / Bnews
Publicado em 12/06/2024, às 20h30O Brasil teria ajudado Vini Jr na condenação nos casos de racismo, que aconteceram na Espanha. O Globo Esporte obteve acesso a documentos que mostram que o embaixador brasileiro no país europeu, Orlando Leite Ribeiro, participou de reuniões distintas com Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, Javier Tebas, presidente da La Liga, além de Luis Rubiales, à época na liderança da Real Federação Espanhola de Futebol.
As reuniões tinham como principal objetivo entender as sanções que poderiam ser aplicadas por quem estava no comando do caso, com o intuito de cobrar punições e os devidos responsabilizados pelo caso.
"Cumpre reconhecer que meus três interlocutores concordam que os episódios não deveriam ter lugar em nenhum contexto. No entanto, também é verdade que nem La Liga, nem a Federação e nem o Real Madrid parecem assumir com clareza nenhuma responsabilidade pelo ocorrido. A maior exposição mediática do problema do racismo no futebol espanhol tem evidenciado, pelo contrário, desentendimento, acusações e disputa de poder.", disse Orlando Ribeiro.
Essa fala de Orlando faz parte do documento enviado pela embaixada brasileira na Espanha com destino ao Ministério das Relações Exteriores, ainda em 31 de maio de 2023. O ge teve acesso a esse documento através da Lei de Acesso à Informação.
Na última segunda-feira (10), a Justiça da Espanha condenou três torcedores do Valência a 8 meses de prisão. Uma decisão histórica para o futebol em casos de racismo e também em território espanhol.
Reencontrando Léo Condé, Vitória visita o Ceará para desgarrar da zona do perigo no Brasileirão
Ex-Bahia decepciona em clube português e deve ser emprestado
Frente a frente com Renato Paiva, Bahia recebe o Botafogo para manter embalo no Brasileirão
Al-Hilal anuncia rescisão contratual com o técnico Jorge Jesus
Pepê sofre lesão e desfalca o Vitória contra o Ceará
Cruzeiro anuncia rescisão contratual com atacante Dudu